QUE FORA...

Faz parte do nosso eu estar sempre bisbilhotando a vida alheia. Fulano está mais gordo, fulano está mais velho, fulano está estressado. Ora bolas, e você? Como está? Dizem alguns que a gente tem mesmo que falar da vida dos outros para descontar o que falam da vida da gente. Não sei se é por aí... Aliás, acho que não é por aí. É tão bonito uma pessoa discreta e educada.

Mas, mesmo sem querer às vezes a gente cai em algumas esparrelas até querendo dar uma de bonzinho. Você já indicou alguém com menos de sessenta anos à fila de idosos? Ta louco meu, você já imaginou o desapontamento da criatura ao ser chamado de velho quando se acha ainda inteirinho? Isso não é nada diante do fora de se indagar da jovem criatura com quantos meses ela está de gravidez quando na verdade a barriga é apenas uma gordurinha localizada.

Na verdade a gente tem que se policiar para não falar besteira porque é muito desagradável a gente destratar qualquer pessoa e pior ainda quando se trata de quem a gente gosta. Por que dizer para amiga: Você emagreceu muito, precisa engordar uns quilinhos se sua amiga está no regime alimentar forçado exigido pelo médico.

Acho também um fora imperdoável terminar um namoro dizendo para sua ou seu ex: Você vai encontrar alguém melhor que eu. Que coisa feia, além de terminar a relação ainda empurra para outro como se tratasse de uma coisa, de um objeto?! Eu heimm... Isso é que é fora!

Perguntar idade das pessoas até mesmo na internet eu acho que é um fora. E perguntar pelo esposo ou esposa da amiga que já se separou faz tempo também não é dentro, não é gol.

Muitas mancadas a gente comete inconscientemente, sem querer mesmo. Outras pessoas propositalmente fazem perguntas indiscretas por maldade ou por falta de educação. Cuidado. “Quem com o ferro fere com o ferro será ferido”. Aquela velha lei do retorno existe sim. Não magoe ninguém propositalmente com palavras e perguntas indiscretas porque a próxima vítima pode ser você.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 14/02/2011
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T2790738
Classificação de conteúdo: seguro