IR AOS PÉS, EVACUAR OU FAZER COCÔ?

"Ir aos pés" - Expressão popular que parece estranha nos dias de hoje. Ou melhor, faz parte do vocabulário diário, mas a usamos sem saber de onde e como surgiu. Assunto meio estranho, engraçado e talvez até sem muito sentido para se tratar numa crônica. Minha natural curiosidade, porém, me faz ir atrás de tudo e hoje, em pleno domingo à noite, resolvi ir em busca do tal "ir aos pés".

Porque ir aos pés, se fôssemos encarar literalmente, poderia, ou pelo menos deveria, significar outras coisas: ajoelhar-se aos pés de alguém, abaixar-se para admirar as extremidades do corpo de uma pessoa, sei lá! Porque, cá prá nos, o que tem a ver "ir aos pés" com evacuar, que é exatamente o que a expressão quer significar? Até porque, não se faz as necessidades fisiológicas pelos pés... pelo contrário, elas são feitas numa altura até bem longe deles. E, se ir aos pés é sinal que o intestino funcionou a contento, então quando ele não funciona podemos dizer que a pessoa "foi às mãos"?

Em algum lugar surgiu essa expressão e... pegou!

Pois bem, não é que a expressão é típica do meu querido Rio Grande do Sul? Quando iniciei esta crônica, pensava que era usada e conhecida pelo Brasil todo. Afinal, cresci ouvindo essa expressão! Por isso, posso afirmar que ela se incorporou ao dialeto "gauchês" desde sempre.

Como definição ou origem encontrei: satisfazer as necessidades fisiológicas no quintal, protegido pelos pés de frutas. Com certeza de uma época em que não existiam privadas, nem banheiros. Deve ser daí que a expressão pegou.

Num texto de Kledir Ramil (dupla Kleiton e Kledir) encontrei: "Ir aos pés, no RS, é fazer cocô. Eu acho tri elegante, poético. 'Com licença, vou aos pés e já volto'. Uma amiga carioca foi passear em Porto Alegre e precisou de um médico. A primeira coisa que ele perguntou foi: 'Vais aos pés normalmente, minha filha?' Ela, na mesma hora, levantou e começou a fazer flexão".

E para concluir, uma piadinha: Em alentejo diz-se: 'Ir atrás do chaparro'. O pior é que o alentejano não sabe qual é a parte da frente da árvore. Depois de séculos de longas discussões, concluíram que a parte da frente é aquela que não tem bostas!

Giustina
Enviado por Giustina em 14/02/2011
Reeditado em 26/02/2014
Código do texto: T2792211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.