Sobre Tolos (ladrões, larápios e afins)

Há poucos dias, num domingo, eu estava a toa em casa. Relaxando no meu quarto vendo filme, esvaindo meus últimos minutos do final de semana. A dor de ver um domingo passar é a dor de saber que segunda feira fatalmente se aproxima. Só quem trabalha sabe do que estou falando. Se existe um dia na semana que foi feito pra cortar os pulsos, este dia é o domingo. O sol se pondo aos poucos, agente curando a ressaca, o vento melancólico, o silêncio triste e bonito das ruas e você sabendo que a filha da puta da segunda feira está chegando. Tudo bem, é o preço pra quem trabalha, se você fosse vagabundo não iria saber o valor de um fim de semana, para os estes pobres coitados todos os dias é dia de acordar tarde. Fico com pena destas pessoas que não sabem o valor do domingo, já que todos os dias elas podem ficar a toa em casa vendo filme. Como fico com o coração partido!

Então eu, que sei ate bem demais o valor do domingo, aproveitava meus momentos de filme, quando comecei a ouvir algo na rua, um barulho que já vinha carregado de culpa. Aqui em Valadares a prefeitura instalou em alguns lugares no centro algo parecido com mini-postes. Funciona assim, quando algum camelô, ou alguma barraca de feira precisa de energia, eles podem pegar a rede destes mini-postes e assim ter acesso a luz, rádios, televisores, etc. Alguém estava fuçando na caixa de distribuição deste poste, arrancando fios e peças. O indivíduo todos nos já vimos, um cara forte, de bermuda suja, descalço, cabelo pintado, cordão e mochila. Do meu quarto dava pra ver que ele estava a procura de alguma coisa e destruindo o que não interessava a ele. Mais isso era 21:30! Tinha carro passando, gente andando, motoqueiro fazendo barbeiragem, o de sempre. Mas o cara continuava ali, procurando algo que pudesse roubar. Até que 10 min depois a policia apareceu, rendeu o individuo e preso ele foi. Eu fiquei indagando, o que aconteceu? O que esse cara queria?

Cobre. Era isso o que o individuo queria, os fios de cobre do relógio do mini-poste. Mas o máximo que ele roubaria seria uns 3 metros de fio, por que fazer isso? Neste momento os defensores do roubo social estão falando que o individuo era um pobre coitado, que devia estar com fome, etc e talz. Mas veja bem, colocando em miúdos, ele destruiu um poste da prefeitura, atrapalhou a vida dos ambulantes que precisam daquele poste, por causa de 10 reais, foi preso e vai passar pelo menos por uma surra na delegacia. O pior não é isso, o pior é que ele vai sair de lá, e vai tentar roubar qualquer outra coisa imbecil que aparecer na frente, porque é assim que os tolos agem, eles são tolos, fazer o que…