CONCLAMAÇÃO AOS POETAS

Ei você, poeta do século XXI, quem quer que seja, urbano ou rural, do cerrado ou pantaneiro, analfabeto ou letrado, brasileiro em fim, que vale tanto como norteamericano ou europeu: se pretende arrancar das musas profundos suspiros, não procure letras fora do torrão natal; usa tua própria língua. Tua nobre língua materna!

Por enorme que seja teu espírito, por alto que voem teus pensamentos, o que não poderá dizer com o idioma de Graciliano y Rui Barbosa?

Porque se quer falar de amor e ternura, do futuro e de outrora, onde encontrará expressões mais suaves e regaladas, mais brincalhona e festiva, as mais lindas cantadas, mais infantis diminutivos, mais doce mel?

Mas se tua vontade é de guerra, quantas vozes bárbaras e cruas, de roncos e fervorosos sons para descrever o horror e o tumulto da guerra, o troar e tropel das batalhas, os estrondos e estampidos da pólvora, o áspero rodar dos tanques, o espantoso choque da carne e o aço, a terra treme, o canhão que ecoa, o furacão que passa , o sangue, a noite, o trágico silêncio da derrota e da morte ...

Agora, se tua condição pacífica, te convida para mais apraziveis horizontes, murmulho irão te dar as ondas dos graciosos mananciais, guarida te dará a selva, e correrá o estilo claro como água mineral serena dos recantos elevados.

E quando, finalmente, pretenda revelar segredos da vida íntima, este idioma tão sutil, se adaptará em tuas mãos qual tecido, qual tela viva e sensível de impalpável nervos onde sinta a vibração de tua alma e desenhem os dedos dos anjos maravilhosas alegorias.

É o que peço: defender a honra e a soberania do linguajar tupiniquin.

Ao saudar, cheio de gratidão e reverência, envio também um efusivo cumprimento aos nobres professores gramáticos e a quantos dedicam suas luzes e estudos ao esplendor de nossa Rainha e Senhora, a Língua Portuguesa.

(Baseado no "Discurso Acadêmido sobre a Língua" de Ricardo León, por sua pertinência no que diz respeito ao americanismo exacerbado que reina em nossa cultura em detrimento da nossa própria identidade.)

Pedro Gonzalez
Enviado por Pedro Gonzalez em 16/02/2011
Código do texto: T2795890
Classificação de conteúdo: seguro