ELETRODOMÉSTICOS

Meu amigo passou agora neste momento perto de onde estou dedilhando o note book com o mesmo prazer como se tivesse tocando piano. Para ele o tlec , tlec do teclado não é música agradável para seu ouvido, para mim, nem percebo o leve barulho porque estou entretida com o percurso da imaginação que vem da cabeça , passa pela corrente sanguínea , explodindo nas mãos que aceleram o seu compasso paralelamente na velocidade do pensamento.

Ele, o amigo, se debruça sobre a máquina e tenta ler com seus óculos, parecem já vencido, o título do texto que escrevo: “Eletrodoméstico”. Rir e comenta: Você não sabe lavar roupa, fazer um bolo, nem usar liquidificador aonde você quer chegar escrevendo sobre eletrodoméstico?

Felizmente o telefone tocou e ele foi atender. Poupou-me de uma resposta. Sem falar que estava atrapalhando o raciocínio que flui de minha cabeça e por cima ainda estava tomando meu tempo. Ao concluir este texto ele terá a resposta.

Mas, se eu não lavo roupa com água e sabão em pó, se nem mesmo sei ligar uma máquina de lavar, eu sei de sua utilidade para uma dona casa. A máquina de lavar que eu queria manusear era aquela que lavasse a roupa suja de certas pessoas. Eu queria uma máquina capaz de lavar o “colarinho branco” daquelas autoridades e criaturas de poder que diariamente tem que usar paletó e gravata.

Um aspirador de pó também é um eletrodoméstico muito necessário hoje em dia. Quanto pó é jogado debaixo do tapete naquelas reuniões em salas suntuosas? Quanto pó fica naquelas cadeiras confortáveis em que as autoridades decidem o problema da nação? Como faz falta ali um aspirador de pó para deixar as decisões limpas e transparentes.

No microondas eu cozinhava todos os problemas que estão há dias no fogo como se fosse uma panelada que nunca fica pronta. Hoje tudo se esquenta rapidamente. Por que não utilizar este eletrodoméstico ao invés de ficar cozinhando o galo no fogão já ultrapassado sem nem mesmo usar nem uma panela de pressão?

E no liquidificador eu resolveria muitas outras questões. Coisas de educação e saúde, por exemplo. A gente joga tudo no liquidificador e acrescenta mais alguns programas de juventude, trabalho e meio ambiente. Se for necessário para dar um gosto melhor ou até mesmo uma melhor coloração a gente vai jogando mais e mais ingredientes. O importante é bater, bater, misturar, ficar parado, sem ação é que não pode ser.

A geladeira será necessário desbastar. Tudo, tudo eles guardam na geladeira. Quantas coisas podres estão lá, vencidas. O eletrodoméstico é bom, de qualidade, mas não dá vencimento em virtude de tanta coisa guardada. Nada se consume hoje tudo é para amanhã, depois de amanhã, para mais adiante.

O ventilador só serve para espalhar a farofa daqueles que fizeram alguma coisa – a farofa. Quem não fez nada se preocupa em atrapalhar quem fez.

Bom, meu amigo está de volta. Vou logo imprimir este texto para presenteá-lo antes que venha com mais indagações.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 19/02/2011
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T2800968
Classificação de conteúdo: seguro