40 anos... Crise existencial ou mais plenitude?

40 anos vividos... Hoje esta realidade bateu na minha porta, fui acordada por ela, levantei-me cedo, olhei no espelho e vi passar um filme dos meus 40 anos em alguns segundos.
Ouvi muito falar da "tal crise" dos 40, mas a mim vejo que não causou maiores danos, exceto o desgaste comum causado pelo tempo, e este "impetuoso" já me mostra alguns sinais... Ah! Envelhecer é um processo mágico e ao mesmo tempo temível.
É incrível como nós seres humanos achamos "culpados" de qualquer natureza (pessoas ou circunstâncias) para justificarmos alguns comportamentos... Justificamos para não assumirmos uma postura mais adequada que na maioria das vezes implica em "sermos responsáveis por nós mesmos", por nossas escolhas (certas ou erradas), então, culpamos e assim nos isentamos do incômodo da mudança ou de encararmos os fatos de frente.
Já vi alguns homens cometerem loucuras e culpar a temida e horrenda crise dos 40, assim como já vi algumas mulheres caírem na depressão e lá está a pobre (crise dos 40) a levar a culpa. Sejamos sensatos... Será que existe mesmo idade prá ela surgir? Tenho cá minhas dúvidas! Acredito que crises aconteçam a qualquer momento, independente dos anos vividos, o que realmente importa é: De que forma escolhemos viver e atravessá-las?
Envelhecer faz parte do pacote... Não fujamos deste processo, ele é preciso, é um dos fundamentos da vida... Se continuarmos vivos, envelhecer é consequência! Com botox, silicone, e outros raros e caros tratamentos de beleza, ainda assim, independente da aparência que pudermos comprar, teremos os mesmos 40, 50, 60 anos vividos, e acredito que é esta idéia que de fato importa e ao mesmo tempo importuna a alguns. O que de fato somos? Ninguém consegue mascarar uma vida inteira, acredito que o mínimo que podemos conseguir é uma camuflagem rasa e incapaz de sustentar as verdades trazidas pelo tempo!
Seguindo o pensamento de Lya Luft: "A maturidade me permite olhar com menos ilusões, aceitar com menos sofrimento, entender com mais tranquilidade, querer com mais doçura”, resolvi desacelerar... E é isto que me faz mais plena! Quanto aos anos por mim vividos, cheguei ao seguinte desfecho: Sou mais feliz assim, aos 40!