Os conceitos sobre afmília, mudaram

Antigamente, nos tempos de meus avós, a família crescia rapidamente,

as mulheres tinham como papel principal, gerar filhos, educá-los e prepará-los para judar no trabalho, na lavoura e nos serviços do lar.

As filhas eram treinadas desde pequenas, a se tornarem boas esposas, para isso tinham que aprender as tarefas de uma casa, lavar e passar roupas engomar camisas e cozinhar, cuidar da casa mantê-la sempre limpa e em ordem. A moral e os bons costumes eram rigorosamente cobrado de cada membro da família, não se admitia o menor deslise, fosse em palavras ou atos considerados imorais na época. Bons tempos aquele quando não havia influência externa que viesse interferir na ordem patriarcal, que era exercida absoluta dentro de seus conhecimentos e critérios próprios em seus conceitos do certo e o errado. Naquela época o homem era o provedor das necessidades do lar enqaunto a mulher se encarregava de manter tudo funcionando e em ordem detro de casa,.

A submissão da esposa ao marido era ensinada de mãe para filha,

na preparação para o casamento. Tudo começou a mudar quando o rádio entrou nas casas das famílias e através de informações, programas educativos, intretenimentos etc, acendendo uma pequena fagulha de novos conhecimentos, e alguns novos conceitos.

A mulher descobriu que havia muito mais coisas interessantes lá fora e que sua missão não era somente a de parir filhos e cuidar de uma casa, que ela podia muito mais que issso.

Com a chegada da televisão, os horizontes se abriram, um novo mundo foi descoberto dentro e fora do país, o crescimento industrial,

a expansão da lavoura de café, a exploração de minérios importantes,

traçaram um novo rumo para a família, onde a autoridade patriarcal começou a ser desafiada e desrespeitada, a educação no reduto do lar foi se tornado impossível.

Movimentos feministas se alastraram pelo mundo, instigando a mulher a se libertar, a se impor aos seus senhores, (maridos).

O facínio pelas maravilhas que viam através da televisão, era um convite a luta pela libertação das mulheres que até então não tinham se atrevido a cruzar o cabo da boa esperança. As oportunidades de empregos, as novas profissões, tudo levava a mulher moderna e aspirar esses novos desafois que o mundo lhe proporcionava.

Na era digital, conhecemos um potencial maravilhoso nessas mulheres igualmente maravilhosas, capazes de exercerem, as mesmas profissões que os homens,com competência e muitas vezes com vantágens sobre esses. Na minha modesta opinião; a família perdeu muito mais do que ganhou com essas mudanças, tendo que pagar um preço muito alto preço, que mede-se pela quantidade de divórcios que ocorrem diáriamente, destruido lares e separando casais e fihos.

Deus instituiu a família, colocando o homem como o cabeça e a mulher como sua companheira, para crescerem e se multiplicarem, sem quebrar o elo familiar a ssim deve continuar eternidade a fora.

Será que isso é possível acontecer dentro dos critérios de modernidade que vivemos hoje em dia?

Não julguem voces que eu seja um retrogado alguém se opõe ao progresso e desenvolvimento, meu questionamento é se valeu a pena, deixarmos para trás a prática de nossos avós, da moral e bons costumes, da conservação dos laços familiares segundo a ordem patriarcal.