Carta de demissão

(carta que não deu certo)

Dizem que foi coisa do Rupert. Que ele teria tomado para si a tarefa de rabiscar uma carta demitindo o diretor. Tomou parte na ação desvairada e trágica também o Oduvaldo, que jurou não ter escrito a seguinte frase: “o diretor merece ser banido!” Banido, prosseguia, da geografia da empresa. Com letra cursiva no bilhete assinado com todas as letras bem a vista: Oduvaldo, dou fé.

O chefe era um homem franzino, porém gigante. Havia demitido o Edgar Allan Poe, ele mesmo, porque o sujeito sabia matemática em nível superior ao do representante máximo da chefia:. Ele. O Edgar A. Poe era o nome postiço do magricela Ginez quando chegou de longe.

Todos trabalhavam calados. Quando chegava o chefe convencionado estava que todos da empresa levantariam os braços. Pois era preciso parar e ficar com os braços levantados em posição reta. Essa era a regra básica da empresa. Um sinal dela. O seu talento para inventar situações novas com sucesso.

Demitiu o Coast porque não estava com os braços levantdos. Na verdade eles estavam quebrados e Coast vivendo só na base do ditado. Assim que não cumprimentou de acordo com as regras básicas. (Está no relatório) O Coast adorava lhe dar lições práticas de biriba. Ninguém jogava melhor biriba do que o Coast. O chefe aprendeu o pouco que sabia de biriba com o Coast. Tomou o lugar do Coast um Hungáro que só jogava “sakkjátszma” finalizando com um enfático „sakk és matt” (cheque mate) em si mesmo.

Advertindo: Nunca jogue com seu chefe nenhuma espécie de jogo. Xadrez menos ainda, esqueça. Chefe não dá cheque mate, chefe demite. Por isso ninguém acreditava que o hungáro demoraria muito na vaga.

Quanto a situação da carta, gravíssima, tentaram inserir o maior número de gente culpada naquele papel borrado que servia unicamente para fazer com o que o chefe chorasse durante dias e dias no seu obscuro gabinete isolado.

Por uns dias rondaram sobras escuras sobre o mundo da chefia. A carta de demissão era composta por termos grosseiros ou hilários.Era humilhante para a sua vaidade repelta de fragmentos. Falava da sua retrátil obesidade com requintes de alegria sádica. Que decisão tomar? Enxotar esses vagabundos para o olho da rua? Havia inquietações, duvidas, murmurinhos, condenações insanas, precipitadas até contra inocentes. Gente que ele sabia que jamais... A lista da direita era composta por fuzarqueiros e a esquerda por Brutus Inacreditáveis. Seja quem fosse pagariam e morreriam com a mesma espada do crime.

Fltando poucos dias para que assinasse múltiplas demissões (crucificações como escarnecia) recebeu uma carta do topo. Carta do Diretor Central da Unidade B.Y.3. Estavam remanejando os maiores de cinquenta anos, gração jovem da bossa nova e com cabelos brancos para Aposentadoria Prêmio. Férias no Caribe ou qualuer alegria na China. Esqueceu a demissão dos palhaços passando para um novo tempo.

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 23/02/2011
Reeditado em 25/10/2016
Código do texto: T2810480
Classificação de conteúdo: seguro