Virtudes

“Todos iguais e tão desiguais

Uns mais iguais que os outros!”

(Humberto Gessinger)

Não querido leitor, não está tudo perdido, você sabe... Esperança! Acredite que tudo melhora!! O que é esperança?! Ah, espere um pouco, acredite, isso é esperança! Uhm, você já esperou demais? Mas tenha fé, ainda existem as virtudes, como diz meu querido pai, as únicas coisas que não têm solução são a morte e o cubo-mágico. E você, o que acha? Ah, você não acha nada?! Como assim sua opinião não vale nada?!! Somos todos iguais, meu amigo! A vida é bela e as pipocas pulam!!!

Ahh, você não gosta de pipocas... e não tem espelho? – ah, não adianta a vida ser bela se você não tem espelho, entendi, entendi. Eu sinto muito por você estar desempregado, doente, ter sido chifrado, seu filho ter morrido na fila do SUS e seu cachorro ter mordido você... ah e por você não gostar dos Beatles...

Mas pense bem, você está aqui comigo... – ah sei... você nunca ouviu falar de ‘Bitou’ nenhum né? – mas como eu dizia, estamos aqui, juntos, você se interessou pelo esperançoso título dessa crônica e está aqui, e nós meu amigo, somos brasileiros, somos irmão entende? Somos iguais! Opa... sua mulher te chifrou com seu irmão?... eu juro que não sabia, eu juro!! NÃO!!!!! Não rasgue essa crônica!!

Entendo a sua revolta, mas pense nas arvorezinhas que se sacrificaram para trazer este belo papel, com essa humilde crônica para você! Vamos reciclar irmão!! Ai... não, pára!! Desculpa, desculpa... irmão é o que? Não fala palavra feia... é horário nobre! Ah você é petista... ah está bem, vou relaxar; mas ‘gozar’? Da cara de quem? Da nossa!

Somos todos iguais, mas você não é bom o bastante para concorrer comigo, use as cotas!

Somos todos iguais, mas o meu salário sobe menos de 10%, uma vez ao ano, quando a câmara está de bom humor, ainda assim quem paga a pensão para os filhos que eu fiz, adivinhem?! – EU!

Somos todos iguais, mas se eu encarar o filho de um traficante ele mata até a minha quarta geração, e se ele matar o meu... Ah, passa três aninhos numa instituição para jovens problemáticos, depois sai e me mata.

Somos todos iguais, mas eu tenho educação para não falar cuecão no serviço, quanto mais em horário nobre.

Somos todos iguais, mas eu não vou me perder com as balas, e espero que nenhuma delas me encontre, afinal, de falecidos ilustres, bastam a esperança e todas as outras virtudes.

Não, não... virtude não é de comer!

Camila Mossi de Quadros

------

*Contate a autora para uso didático ou cultural sem fins lucrativos. Ela se compromete a responder o mais breve possível.

Camila Mossi
Enviado por Camila Mossi em 24/02/2011
Reeditado em 24/02/2011
Código do texto: T2811815
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.