A CULPA É DAS MULHERES

Segundo o meu sobrinho Marcelo, o atual estágio de consumismo voraz do capitalismo deve ser atribuído às mulheres. Elas seriam as responsáveis por termos chegado a esse estado de coisas, através da secular sedução. Eu fui dar uma pesquisada mais longa no passado e acho que a responsabilidade civil e criminal deve ser atribuída a Cleópatra. Não adianta nada, pois já está prescrita qualquer penalização se fosse o caso. Depois que ela se embrulhou em um tapete para se entregar entre aspas a César como presente, enrolou foi o império romano todo, de César a Marco Antônio, ficou com as jóias da coroa e com muitos marmanjos ambiciosos por mulheres bonitas e poder fazendo-lhe gracejos para arranjar um naco de império sem precisar de uma batalha campal. Na cama era bem mais agradável.

Nem falemos que para chegar a este estágio o homem para conquistá-las, invadiu terras atrás de ouro e diamantes, criou e destruiu impérios. De lá pra cá, a humanidade não sabe fazer outra coisa senão disputar poder, riqueza e glórias.

E as mulheres voltaram ao páreo.Pulando um pouco no tempo, quando as mulheres perderam totalmente a primazia, vivemos um período longo de grande opressão contra elas. Não desistiram, no entanto, de lutar pelo seu lugar. O mundo foi se desenvolvendo rapidamente. E o homem não deixou de fazer assédios para tê-las ao seu lado dominadas. A começar pelas tecnologias para lhes facilitar a vida doméstica. Num cenário já de plena industrialização, o homem não aceitava de jeito nenhum dividir as obrigações do lar. Mas, em compensação, livrou-as do fogão a lenha e também inventou a geladeira. Depois, a máquina de lavar, o freezer e o microondas. Daí pra frente, não parou mais. As roupas e os sapatos tiveram que inaugurar outro estágio no comercio humano para atender as suas vaidades. Ourives, cosmetologistas e perfumistas criaram fortunas incalculáveis.

De lá para cá, isso se espalhou e se firmou de tal forma que não há mais como se estabelecer relações homem – mulher sem que se passe pela sedução do objeto, da mercadoria. Só que agora elas mesmas estão pagando a própria conta. Já, já vamos saber como vai ser o próximo lance masculino de investida e não de investimento como foi outrora.

____________________________________________________

PS: É sempre bom avisar nesses tempos de intolerância: isso aqui é uma brincadeira. Não tem nenhum valor científico ou sociológico. Qualquer semelhança com fatos ou circunstâncias da realidade é pura falta do que fazer minha e do Marcelo.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 01/03/2011
Reeditado em 01/03/2011
Código do texto: T2821392
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.