OS TRENS DA MINHA INFÂNCIA

Os trens da minha infância eram o meio de transporte mais utilizado da época. Cortavam as distâncias do meu Rio Grande, embelezando o bucolismo da paisagem interiorana. O horário de sua passagem nas pequenas cidades se transformava em atração e embalava as esperanças das mocinhas sonhadoras. As vezes um moço bonito abanava disfarçadamente, fazendo pulsar o coração da jovem. Era no rápido instante em que o trem parava na estação que as pessoas adquiriam revistas, como a "O Cruzeiro", e as deliciosas maçãs argentinas.

Os trens da minha infância apitavam nas curvas e largavam fumaça pela chaminé. Eram as "Maria Fumaça" que, por muito tempo, transportaram pessoas, mercadorias e sonhos. Fazendo a ponte entre as cidades, numa baixa velocidade, as vezes atrasavam uma, duas horas, paravam no meio do nada... Mas tinham um romantismo incrível! A gente caminhava de um vagão para outro, sentava no restaurante, paquerava. Sem sentir que as horas eram intermináveis... Uma noite inteira para ir de Santa Maria a Porto Alegre! Doze horas ou mais para ir até Uruguaiana e fazer compras em Libres, na Argentina!

As "Maria Fumaça" da minha infância foram substituídas pelas máquinas a Diesel, tornaram-se mais velozes, mas não perderam o encantamento. Mas, com o tempo, nós perdemos os trens... Não davam lucros, o petróleo precisava ser vendido em grande quantidade, os governos desativaram os trens e entraram de cabeça na nova ordem econômica mundial. Como sempre, o dinheiro falou mais alto, a população perdeu um meio de transporte barato e os trens da minha infância se perderam nos trilhos da saudade.

Giustina
Enviado por Giustina em 02/03/2011
Reeditado em 26/02/2014
Código do texto: T2824848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.