Democracia... até que ponto?

A democracia é considerada uma boa forma de governo, pois é um governo não a favor de poucos, mas da maioria. A lei é igual para todos independente da classe social onde a liberdade de escolha dos governantes é respeitada.

Mas até que ponto temos essa liberdade? Até que ponto o povo escolhe seus governantes? Até que ponto a democracia faz parte de nossa vida?

Nas últimas eleições muitas pessoas votaram sem conhecer o plano de governo do seu candidato. O povo que exerce o poder não tem tanto poder assim, visto que, nesse caso específico, o poder é o conhecimento. O povo não está preparado para a democracia nem para política, pois as pessoas, de um modo geral, se negam a discutir ou debater sobre problemas sociais. Os movimentos sindicais, conselhos, movimentos partidários e outros, representam à minoria se comparado com a população. Esse fato se deve a história onde a opressão era grande. O que vivemos são resquícios da história.

No ambiente de trabalho sempre teremos esta imposição de normas pelo empregador, os empregados são excluídos das decisões.

Na igreja católica não é diferente, o pároco é quem decide o rumo da igreja matriz e das capelas, a comunidade fica de fora.

Para que a sociedade seja efetivamente democrática é necessário que haja informação, debate e principalmente interesse do povo. A democracia começa dentro do lar, na escola, na universidade, na igreja. A democracia efetiva depende de cada um de nós.

Viviane A R Rodrigues
Enviado por Viviane A R Rodrigues em 05/11/2006
Código do texto: T282490