ENCHENTE NO RIO TAQUARI

Primeira semana de março de 2011, pessoas desesperadas, de carro, a pé ou de bicicletas, corriam na avenida em frente a minha casa. Era mais uma enchente em Coxim/MS. O rio Taquari despejava sua ira sobre os ribeirinhos.

Todos os anos isso se repete, com menor ou maior intensidade, a única coisa que tenho certeza é que o rio vai encher e vai precisar do seu espaço novamente. Não sei por que as pessoas teimam em voltar para a área destinada ao rio. Não sei se sinto pena do rio que tem seu leito diminuído, assoreado, sem margens, sem mata ciliar, sem peixe ou se das pessoas, que tem seus bens parcialmente destruídos todos os anos. Não é só gente pobre, têm ricos, tem casebre e casas de veraneio. Então de quem é a culpa? Será que tem um terceiro envolvido nessa história? Será que é interessante que essas pessoas voltem e o fato se repita? São Pedro! Esse eu tenho certeza que não é o culpado. Talvez para algum ente seja interessante essa desgraça, assim poderá decretar estado de calamidade e receber verbas e outros tipos de ajuda que nem sempre chega ao destino final ou legal. O que ouvimos dos mais humildes e penalizados é “o que vamos fazer Deus quis assim”. E a vida continua até o próximo ano, quando tudo com certeza vai se repetir.

Chiquinho
Enviado por Chiquinho em 08/03/2011
Código do texto: T2835112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.