Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ENCHENTE NO RIO TAQUARI

          Primeira semana de março de 2011, pessoas desesperadas, de carro, a pé ou de bicicletas, corriam na avenida em frente a minha casa. Era mais uma enchente em Coxim/MS. O rio Taquari despejava sua ira sobre os ribeirinhos.
          Todos os anos isso se repete, com menor ou maior intensidade, a única coisa que tenho certeza é que o rio vai encher e vai precisar  do seu espaço novamente.  Não sei por que as pessoas teimam em voltar para a área destinada ao rio. Não sei se sinto pena do rio que tem seu leito diminuído, assoreado, sem margens, sem mata ciliar, sem peixe ou se das pessoas, que tem seus bens parcialmente destruídos todos os anos. Não é só gente pobre, têm ricos, tem casebre e casas de veraneio. Então de  quem é a culpa? Será que tem um terceiro envolvido nessa história? Será que é interessante que essas pessoas voltem e o fato  se repita? São Pedro! Esse eu tenho certeza que não é o culpado. Talvez para algum ente seja interessante essa desgraça, assim poderá decretar estado de calamidade e receber verbas e outros tipos de ajuda que nem sempre chega ao destino final ou legal. O que ouvimos dos mais humildes e penalizados é “o que vamos fazer Deus quis assim”. E a vida continua até o próximo ano, quando tudo com certeza vai se repetir.
Chiquinho
Enviado por Chiquinho em 08/03/2011
Código do texto: T2835112
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Chiquinho
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 61 anos
52 textos (3769 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/10/14 19:21)



Rádio Poética