ARTISTAS MARAVILHOSOS!!! 2

Eles são o tempero da vida, dão o sabor de felicidade para essa humanidade entristecida com animais que abusam sexualmente e arrancam membros de crianças, isso quando não as matam de fato totalmente.

Por mais que estejamos distantes fisicamente dessas cenas de terror, sentimos a dor desses pequeninos totalmente indefesos... Quando vemos seus agressores, vem a surpresa, geralmente são animais ferozes com máscaras de carneiro, olhamos e buscamos uma indicação, e nada, esses dementes nos deixa sem ponto de referência para proteger nossos pequenos, e nos enlouquece fazendo com que todos os seres virem possíveis agressores, nossos pequenos são bombardeados com informações de cuidado com as pessoas más! Como não sabemos quem são, cuidado com todas... Até vê-los adultos e nos culpando por tê-los prendidos demais, por não tê-los deixados dormir na casa dos amiguinho... Mas sabemos que isso só ocorreu para protege-los.

Voltando aos queridos artistas: Escher, que linda obra de artes plásticas, escadas que levam a todos os lugares e ao mesmo tempo a lugar nenhum, peixes que voam juntinhos com os pássaros, réptil que sai da folha e se movimenta em círculo até voltar o local de origem para tudo recomeçar em um movimento sem fim, espelhos que distorcem e nos enganam com um abismo inexistente, que por mais que saibamos, sentimos medo, pois nossos olhos adoram se deixar enganar por essa arte tão brincalhona e genial. Quem está no Rio, não deve deixar de ver essa exposição que está no CCBB.

Cora Coralina, que poesia de mulher! Que colírio para os olhos da nossa alma! Poesia, todos precisamos de uma over dose direto na veia que bombeia para o coração, só assim a vida passa a ter mais sentido e anula todo veneno que engolimos ao entrar em contado com a realidade de violência em que todos estamos inseridos, Vinicius, Neruda, Pessoa... Poesia deveria ser obrigatório em todas as atividades pedagógicas, da creche a graduação. Assim como a música erudita e as populares de boa qualidade, aposto que o aproveitamento escolar seria outro. Mas para isso o critério de seleção dos professores teria que mudar.

O lixo e a arte: é fabuloso ver nossos ilustres criadores recorrendo a ele para criar os mais belos trabalhos, Escher, Picasso e muitos outros, perderam muito tempo revirando lixões e ferro velho, para transformar o sem valor, em algo muito valioso. Acho que é isso que Deus faz com as almas degeneradas e perdidas, um dia Ele nos recicla e nos transforma em seres melhores com uma alma valorizada e infinitamente melhor. Acredito na evolução da espécie, que todos nós somos almas muito velhas, que já passamos por toda essa história cheia de violências e injustiças, o que nos revolta hoje é fruto de uma reciclagem divina e que esses agressores atuais, um dia também sentirão revolta ao tomar conhecimento...

Só uma alma iluminada pode criar trabalhos tão lindos e tristes como a Guernica de Picasso, Rosa de Iroxima na voz de Nei Mato Grosso, Aos Nossos filhos na linda voz de Elis, sempre choro ao ouvi-la, O grande Circo Místico de Chico e Edu Lobo no Balé Guaíra, Gota d'água, Ópera do Malandro, Ai vem o dilúvio, Cat's...

Por eles que nos permitem emoção e questionamento, viver fica um pouco mais leve, as dores mais suportáveis, eles são nossa anestesia, nessa cirurgia divina para crescermos e merecer viver em mundos melhores, onde essas dores não são mais necessárias.