Burrice à Japonesa

Pobre Japão. Quando fico deprimido, procuro imagens de jardins japoneses, de arte japonesa, das cerejeiras em flor e isso me ajuda em muito, pois sinto na alma um júbilo provocado pelas imagens de capricho, bom gosto e de tradição exemplares. Daí minhas idéias se reordenam. Mas isso é do Japão tradicional, não é do Japão de hoje! O Japão de hoje é de soberba, é de achar que a ponta de tecnologia que eles representam os tornam imunes à catástrofes persistentes.

Você não concorda? Então é de burrice mesmo.

Dói no coração ver pessoas com uma vida auto-suficiente, invejável a muitos de nós, transformarem-se em segundos em simples mendigos e toda conseqüência que isso representará na vida dessas pessoas, suas perdas materiais e humanas. Isso será sempre lamentável, mas não compreendo um povo que detenha a mais alta de quase todas tecnologias, que inventa tela de TV flexível, robôs que fazem de tudo, trens-balas e eletro-eletrônicos da mais alta e invejável qualidade ainda não investiram maciçamente em tecnologia alternativa para produção de energia elétrica (custo? a Alemanha conseguiu!). Não bastaram (como se fosse para bastar) as duas bombas atômicas que covardemente seu maior aliado lançou-lhes às cabeças? Nós que vivemos em solo estável não pensamos em Angra dos Reis porque se pensarmos não conseguiremos dormir! Eles constroem usinas nucleares próximas ao encontro de três placas tectônicas!!! E agora? Cadê a energia segura? Quem segura essa?

Emissão de radioatividade equivalente a 500 bombas de Hiroshima vocês acham que ficará só lá? Chernobyl contaminou as vacas holandesas a 1900 km de distância! E ainda falam que a radiação sai com água e sabão (sic).

Uma das explosões foi sentida há 40 quilômetros de distância e eles ainda estão retirando da área os que estão há 20 e 30 km!!! Os EUA estão tirando seus compatriotas num raio de 80 km.

Estão é escondendo a gravidade disso, porque não há alarde à altura. Parece que as imagens dos tsunamis e suas conseqüências são mais importantes.

A usina explodiu!!!! Acordem, a usina explodiu!

Escombros se retiram, mortos se enterram mas câncer dói em vida no que tem e nos que cuidam!

Será que agora, com o peso de 500 bombas eles reverão os parâmetros do que seja irradiação e parem de pensar que são oriundos de Ultra-Seven Ultra-Man e outras palhaçadas salvadoras de catástrofes?

O povo e a cultura japonesa não merecem isso, mas a falsa democracia que impera no mundo fará o quê agora? Provavelmente dará um montão desculpas esfarrapadas e construirão outras e daqui há 20 anos contarão a verdade como fizeram com Chernobyl. Falsa democracia sim! Você pediu Angra? Nem eu? Você conhece alguém que tenha pedido?

O Japão não está à beira de um desastre nuclear. É boa parte da Ásia que já está dentro.