A MAIOR ÁRVORE DO MUNDO?

Bom dia leitores.

Aqui estou para traduzir nesta crônica, um lastro de admiração pela maior árvore do mundo!

Onde ela está? Ora, em Ribeirão Preto, uai! Na rua Maranhão, lá pelos números seiscentos e poucos, para quem sobe pela rua a avista à direita, no pátio de um velho ginásio.

Evidentemente vou encontrar questionadores, como de certa feita encontrei dois rapazes questionando com um mineirinho extrovertido, por ele dizer que conhecia o cipó mais grosso do mundo. Tive a oportunidade de ver o tal cipó e me admirei mesmo, entretanto um dos sujeitos que dizia ser amazonense, contestava dizendo que na terra dele havia cipós muito maiores do que aquele.

O tal cipó, do qual falamos aqui, objeto daquela discussão, ficava e ainda fica na mata ciliar a beira da rodovia que liga Ibiraci a Cássia, no estado de Minas. Todas as vezes que passo por lá eu o vejo, imponente e majestoso, se entrelaçando nas árvores de sua vizinhança nas imediações. Quem quiser conhecer é só fazer aquele percurso, que pela notoriedade da planta vai vê-lo sem mesmo procurar.

Mas voltando a nossa maior árvore do mundo, pelo menos em meu pensar, pois nunca vi uma maior; seja pelo feitio de sua conjuntura e sua frondosidade, que associada à beleza dos galhos entrelaçados hamoniosamente dão aos olhos a mais bela visão de uma planta viva. Mesmo em tempos de seca a sua majestosa figura impressiona os amantes das árvores! Até parece uma miragem, cuja sombra açambarca meio quarteirão naquela rua. Qualquer ambientalista que se preze, se sente orgulhoso por vê-la, passando a amá-la pela beleza natural!

O interessante é que quase ninguém nota a existência da maravilhosa árvore gigante. Vamos pedir a Deus para que nunca a derrubem, pois ela ostenta o orgulho dos poetas, que como eu, amamos as árvores!