Os detalhistas

Detalhistas são pessoas que enxergam coisas que os outros não veem. Eles já nasceram com um aparelho chamado “detalhoscópio” embutido nos seus olhos.

As pessoas com visão “regular” ou, como dizem os médicos, “com capacidade visual dentro da normalidade”, conseguem enxergar perfeitamente os objetos no nível “macroscópico”. Muitas sequer precisam das tais “lentes corretivas”, os bons e velhos óculos ou as lentes de contato, para captarem a visão.

Porém, no nível “microscópico”, para enxergar, todas as pessoas precisam do aparelho chamado “microscópio”. Objetos e seres microscópicos existem, mas só conseguem ser vistos com a ajuda deste aparelho. Sem o dito, eles passam despercebidos por nós. Tornam-se literalmente invisíveis!

É exatamente isso que acontece com quem não é detalhista. Como já disse, o detalhista tem nos olhos um “detalhoscópio” permanente que o permite enxergar coisas que passam despercebidas por quem é desligado. Ai, perdoai, o antônimo de “detalhista” não necessariamente é “desligado” não.

Mas engana-se aquele que pensa que ter esse “detalhoscópio” é um privilégio! Os detalhistas também enxergam problemas que os outros não veem! Ou que fingem (bem!) que não veem.

Eu sempre li que o problema é de quem se preocupa com ele. Quem não está nem aí para um problema não é o seu dono, nem responsável pela sua solução. Isto significa que, ou problema não é dele, ou então não assumiu um problema que é dele. É o caso do mendigo que não se preocupa com o desmatamento da Amazônia. É problema dele?

Mas os detalhistas não conseguem simplesmente deixar pra lá e pronto. E se preocupam com coisas que outras pessoas nem esquentariam. Eles acabam se preocupando mais, pensando demais, sofrendo a mais. Se pensam tanto, poderiam ser mais inteligentes. Só que nem sempre são. Porque, justamente pelo mesmo motivo e na mesma proporção, são mais propensos a se tornarem neuróticos...

Ah, os detalhistas são também mais ocupados. Porque eles se “ocupam” com coisas que os outros não se “preocupam”.

Como vemos, o mundo dos detalhistas é mais rico. É um mundo de minúcias, com uma infinidade de elementos extras, tanto bons quanto ruins.

(Catalão, 21/03/2011)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 21/03/2011
Código do texto: T2862572
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.