SONHO = SUPOSIÇÃO

SONHO – SUPOSIÇÃO

Crônica

Sou uma pessoa que sonha, mesmo num cochilo, sobre todos os assuntos e destituídos de pesadelos. Então, fico satisfeito com meus sonhos, contanto pouco os recorde. Eles me levam a situações e eras imagináveis.

Na juventude quente deste dia, despertei como se estivesse realmente dentro de um debate entre diversos colegas de trabalho de escritório, quando numa tese, o emprego do vocábulo SUPOSIÇÃO. Recordo-me que cada um externasse sua opinião sobre o seu significado, porem nenhum deles se enquadrava no texto.

Ora, entre os colegas, atuava um dos diretores, conhecido e reconhecido como uma pessoa de destacada erudição, pelos muitos títulos, além de sua notória irascibilidade..

Então, alguém sugeriu: Vamos nos esclarecer com o Dr. Chico, apelido como ele era tratado entre os funcionários.

Interrogado por mim, ele respondeu numa única palavra; Suposição é DEUS! E fechou-se num seu permanente mau humor de homem descrente dos ditames divinos.

Despertei aborrecido com a simples explicação e lembrando-me que ele no sonho era ateu. Levantei-me e fui consultar o Michaelis: “SUPOSIÇÃO: sf. 1 – Ato ou efeito de supor, conjuntura, hipótese. 2- Opinião que não se funda em provas positivas, mas em meras hipóteses. 3 – Exibição de uma coisa falsa, apresentada como verdadeira.”

REALMENTE a mera explicação foi de impressionar, mas bem dentro do sentimento de um ateu.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 24/03/2011
Reeditado em 24/03/2011
Código do texto: T2867288