PONTE PARA TERABÍTIA

Estava querendo encontrar palavras para escrever algo sobre dois filmes que assisti este final de semana, apesar de serem dois filmes que me emocionaram muito, não conseguia escrever nada, até receber um email que trouxe para mim muitas lembranças de pessoas que passaram e estão em minha vida.

Os filmes a que me referi foram “Sempre ao seu lado” e “Ponte para Terabítia”.

“Sempre ao seu Lado” é um filme já conhecido, que conta a história de um cachorro que espera todos os dias por seu dono na estação do trem, e mesmo quando este morre, o cachorro vai à estação sempre na mesma hora, todos os dias, faça chuva, faça sol ou caia neve, ele sempre está lá.

Um dos filmes mais emocionantes que já assisti.

Ponte para Terabítia, é um filme que talvez não agrade a muitos, por ser adolescente, assisti ao acaso, mudando os canais da tevê, de repente me deparo com o filme, sorte minha que quando mudei de canal, o filme estava começando.

È um filme que retrata a história de um casal de amigos adolescentes, que se conhecem na escola, ambos solitários, discriminados.

De uma relação pouco amistosa de inicio, ao poucos surge uma amizade forte, sólida, tornam-se parceiros, juntam forças para enfrentar os outros alunos que implicam com eles e criam um reino imaginário, mágico e secreto chamado Terabítia, que fica em uma floresta e no qual só é possível chegar através de uma corda sobre um córrego.

Quem teve paciência de ler este texto até agora, deve está se perguntando, o que tem a ver os filmes com o email que recebi, apenas uma coisa: A AMIZADE.

A amizade entre o cachorro e seu dono, a amizade entre dois adolescentes descobrindo a vida e em ambos o filme, a amizade é interrompida por uma fatalidade, mas não o sentimento que os une.

Assim como os filmes, assim como o email, a vida coloca em nossos caminhos alguns seres especiais, iluminados, que nos dão forças, que nos mostram o caminho quando estamos perdidos, que nos dão a mão e nos puxam quando estamos afundando, que nos escutam, que falam, que discutem, que xingam, mas que tem para com a gente um dos mais preciosos valores: A LEALDADE.

Este seres chamamos de AMIGOS.

Alguém me falou uma vez que se o numero de amigos que temos, fosse igual ao número de dedos de uma das mãos, poderíamos nos considerar um privilegiado.

Na época até discordei, mas com o passar dos anos, descobri que é a mais pura verdade.

Podemos até confundir companheirismo, coleguismo com amizade, mas o tempo nos ensina a distinguir.

Amigo é aquele, que como Hachiko, está sempre nos esperando na estação, seja por quanto tempo for nossa ausência, seja por qual motivo sumimos, mesmo não tendo certeza da nossa volta, se voltarmos, ele estará e não perguntará nada, não cobrará nada, escutará nosso silêncio, ouvirá nossas histórias, compartilhará nossa dor, comemorará nossa vitória.

Ele estará nos esperando sempre na estação da vida.

Amigo é aquele com o qual atravessamos juntos na corda com destino a Terabítia.

Terabítia é aquele reino encantado e único que chamamos AMIZADE.

Pois nenhuma amizade é igual a outra, existe a amizade tensa, aquela quietinha, aquela de presença constante, aquela que fica ausente, adormecida, mas sempre estará lá.

Terabítia é aquele local que pertence somente a dois amigos.

Seja em uma carteira de faculdade.

Seja sentados em um banco ou em um degrau durante o intervalo da aula

Seja em uma mesa no bar.

Seja em um telefonema dado, um email trocado.

Terabítia é aquele segredo que só confiamos àquela pessoa.

Terabítia é aquela conversa fiada, que falamos sobre tudo (inclusive de programas de televisão que ninguém merece assistir) e sobre todos e que nos faz sentir tão bem.

Terabítia é aquele momento ou lugar que ficaram marcados em nossas vidas.

No final do filme, o adolescente constrói uma ponte para o seu reino, já sem a presença de sua amiga.

Ele não usa mais a corda para ir a Terabítia, agora é uma ponte firme, feita de madeiras, decorada, como são as pontes que ligam aos nossos amigos: firmes, fortes, bonitas, resistentes.

Resistentes ao tempo, às ausências, resistente à distância.

Pois aconteça o que acontecer, amigos sempre estarão ao seu lado para atravessar a ponte para Terabítia.

FMBARBOSA
Enviado por FMBARBOSA em 28/03/2011
Código do texto: T2875486
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.