SÓ MORRE GENTE BOA

Estava ouvindo as notícias sobre a morte de José de Alencar e em dado momento foi dito que o Lula havia afirmado que “Todo mundo fala bem de quem morreu, mas no caso do José de Alencar a gente tem que falar bem mesmo” (ou alguma coisa próxima a isso).

Lembrei-me então de anos atrás, lá pelos idos de 2001 quando, durante o check-out em um hotel de São Paulo, ao pegar o jornal vi a manchete anunciando a morte de Roberto Campos. Exclamei em voz alta, "até que enfim esse FDP morreu". A atendente ficou surpresa e me disse algo como "não fala assim não, pobre coitado dele!".

Pobre coitado? Por que toda pessoa que morre é gente boa? É uma pobre coitada? Haverá alguém que tenha chorado a morte de Hitler? Provavelmente sim e eles não são bem vistos. Mas quando o presidente Truman morreu, alguém se lembrou que foi ele o responsável pelo assassinato de mais de 200 mil civis moradores de Hiroshima e Nagasaki? Muitos choraram por ele e não são mal vistos por isso.

Morrer é consequência do viver. Devemos viver uma vida digna e merecedora, ou como diz um velho ditado (chinês, japonês, inglês, sei lá), "quando você nasceu era o único que chorava enquanto todos sorriam. Viva de tal maneira que quando morrer, somente você sorria e todos chorem". Coisinha difícil de fazer acontecer. Sempre haverá os detratores e invejosos para se alegrarem com sua morte.

Mas não me considero nem detrator e nem tinha inveja do sr. Roberto Campos. Apenas considero que ele fez mais mal ao Brasil do que bem. O apelido dele era "Bob Fields", pelo alinhamento que tinha com os EUA. Se alguma coisa era estadunidense, para ele era coisa boa.

Vejo muita gente ruim que vive até quase 100 anos, ou mais. Demoram em morrer. Mas não devemos querer a morte deles, pois sempre haverá alguém pior para substituí-lo.

Por que devemos lamentar a morte de um assassino que esquartejou sua ex-namorada? Ou de uma mãe que afogou seus filhos para poder ficar com o namorado?

Ou ficar triste com aquele velhinho de quase 90 anos que sofria de câncer e morreu agonizante? Mais tarde poderá ser divulgado que ele era um dos nazistas responsáveis por um dos campos de concentração e que mandou milhares de pessoas para os fornos.

A morte não deve significar o perdão pelas maldades cometidas. A morte é simplesmente... a morte.

Mas concordo com o Lula, José de Alencar era gente de bem.

DIMAS ROCHA
Enviado por DIMAS ROCHA em 31/03/2011
Código do texto: T2881226
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.