" ESSE VÉIO TÁ CADUCO"

Vivo tão apressado e envolvido com esse mundo digital que me esqueço de contemplar a natureza. Há quanto tempo eu não debruço sobre a janela para apreciar uma chuva, o por do sol ou o amanhecer? Sei lá. São coisas lindas que Deus colocou a minha disposição e tenho usado muito pouco.

Minha preocupação maior é com meus descendentes, que estão nascendo na era da informática- mundo digital - onde num clicar de dedos visitamos uma imensidão de lugares em qualquer parte do mundo. As brincadeiras de rodas, pião, empinar papagaio e fabricar os próprios brinquedos foram trocados pelos jogos digitais, aparentemente mais divertidos e fáceis de manipular. Muitas das reuniões em família foram substituídas pelo MSN, ORKUT e outras formas de comunicação online. E assim adultos e crianças ficam horas a fio sentados diante de um computador. Até eu neste momento, para escrever esta crônica, estou aqui diante dessa fabulosa máquina.

Lá fora a chuva cai mansa, faz-me recordar da infância, do tempo em que mamãe fazia os deliciosos bolinhos de chuva, e nos reuníamos na sala para ouvir lindas estórias narradas por vó Ana e vô Alípio. Isso era uma rotina, o repertório deles era imenso e não havia estórias repetidas.

O mundo naquela época parecia grande, e nos estávamos em uma pequena parte dele. Talvez por isso a família fosse maior, não era apenas pai, mãe um filho e um ou mais cachorrinhos, naquela época os avos e algumas tias solteironas ou separadas era comum fazerem parte da família. Até lembro-me de algumas estórias contadas por eles, mas quem iria me ouvir? Minhas netas? Parece até que estou as ouvindo dizerem “ESSE VÉIO TÁ CADUCO”.

CADUCO: adj. Ultrapassado, fora de moda, obsoleto.

VÈIO: mesmo que velho.

Chiquinho
Enviado por Chiquinho em 02/04/2011
Reeditado em 04/04/2011
Código do texto: T2885537
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.