Algumas regrinhas para ser feliz.
 
 
Recebi esse texto por e-mail e embora sem autoria, foi extraído da Revista Espírita Allan Kardec, ano VII, n.27. Eu já o conhecia, mas recebê-lo mais uma vez foi muito bom porque sempre traz alento, além de mostrar que, para ser feliz é preciso muito pouco. Vou comentar cada um de seus itens, já pedindo a quem conheça a autoria que me informe. Deixarei em negrito o texto recebido e em itálico os meus comentários. Espero que seja útil e agradável como o foi para mim. Eespero também que ninguém o aceite como verdade absoluta e sim questione cada item.
 - Elogie pelo menos três pessoas por dia. -  Muito fácil, se não der no cara a cara, olho no olho, a internet também serve.
- Assista ao nascer do Sol pelo menos uma vez por ano. – O nascer realmente nascente acho que faz um tempinho que não vejo. Mas desde que troquei a noite pelo dia, pelo menos tenho vivido com mais qualidade de vida. Gosto mesmo de fazer isso é quando estou na praia.
- Tenha um aperto de mão firme e olhe as pessoas nos olhos. Isso eu faço, principalmente porque não consigo apertar mãos moles e nem olhar olhos fugidios incapazes de se fixarem em nada.
 
- Cante no chuveiro.
Impossível. Se eu fizer isso farei infelizes todas as pessoas ao redor.
- Gaste menos do que você ganha.
Isso realmente eu faço desde que recebi meu primeiro salário. Poderia gastar menos ainda se não fosse tão perdulária. Mas imagino a angústia daqueles cujo dinheiro acaba antes do fim do mês.
- Saiba perdoar a si e aos outros.
Perdoar aos outros é muito fácil, mas perdoar a si mesmo é o grande segredo da felicidade. Perdoar falhas e omissões significa antes de tudo um reconhecimento das próprias atitudes e responsabilidade para com as conseqüências. É o primeiro passo para uma vida feliz.
- Aprenda três piadas boas, mas inocentes.
Essa já é mais difícil. Rir eu até rio, até daquelas bem chinfrins, mas antes que o som da minha risada tenha desaparecido eu já esqueci a piada.  
- Devolva tudo que pegar emprestado.
O ideal mesmo é nem pedir emprestado, mas pedindo, temos que devolver.
- Trate a todos que você conhece como gostaria de ser tratado.
É uma atitude muito boa, mas não podemos esquecer que tem gente que não merece ser tratado como eu gostaria de ser tratada. Tem gente que realmente é o fim da picada. Gente que se damos a mão, nos abocanha o braço.  
- Faça novos amigos.
Novos amigos são um presente que a vida nos dá, mas aconselho também a não se esquecer dos velhos.
- Saiba guardar segredos.
Mas o ideal mesmo seria não ter segredos para guardar.  
- Não adie uma alegria.
Ser alegre é um estado de espírito que atrai a felicidade.
- Reconheça seus erros.
Mas só o reconhecer não traz felicidade. Evite repeti-los e aprenda a se perdoar por eles.  
- Sorria, não custa nada e não tem preço.
Tendo dentes bonitos realmente não custa nada, mas tendo dentes maltratados é melhor cuidar deles primeiro, E isto custa muito caro.
- Não ore pedindo coisas, só sabedoria e coragem.
Não sou de rezar e nunca pedi coisa alguma para ninguém desde que ganhei o meu primeiro salário. E certamente busco na vida ter essa sabedoria e essa coragem. É difícil, mas só o processo de tentar consegui-las já nos faz mais felizes.  
- Dê às pessoas uma segunda chance.
Uma segunda até acho razoável, o perigo está quando as pessoas passam a vida dando chances para quem na verdade não que chance alguma, só enganar e passar a perna no indivíduo de boa fé.
- Não tome nenhuma medida enquanto estiver zangado.
Razoável porque a ira é irracional. Medidas tomadas nessa situação tendem a voltarem-se contra nós.
- Dê o melhor de si no trabalho,
mas não só no trabalho e sim em tudo o que fizer.
- Jamais prive uma pessoa de esperança - pode ser que ela tenha só isso.
Aqui eu vejo um sério problema – mentir nunca será legal.