Sonho de um dos engaiolados

Folheando as minhas anotações senti uma vontade absurda de sair da sala de aula, não era nenhuma necessidade fisiológica, acho que só liberdade mesmo. Depois do consentimento da professora, saí. Passando em frente de cada sala até o bebedouro comecei a refletir sobre todos aquelas passarinhos presos, esperando só o sinal, um sinal para saírem voando e fazer o que bem entender.

Os tão solitários, apesar de acompanhados por seus colegas de classe, contam os segundos para sair da pressão escolar e ali arrumam modos de se distrair. Fazendo piadas, brincandeiras e "avacalhando" a aula da professora. Os olhares estão cada vez mais vagos.

Eu sou aluno! Grita um dos passarinhos, suplica por mudança e com isso consegue levantar a todos os outros. Os animos agora se cruzam e se combinam, prestando atenção em cada gesto do professor, no conteúdo e absorvendo tudo. Tudo mudou, o brilho do aprendizado e o valor do professor voltam como nos velhos tempos.

Pisco uma. Duas. Pisco três vezes. Imagino uma possibilidade de tudo não passar de um sonho, será que não é real? Será que não é possível mudar? Assustado sou acordado no meio da sala por uma enxurrada de trigonometria.