Ma, Me, Mi, Mo Mula

Com o objetivo de chegar a cidade de São Paulo saindo da cidade de Campinas podemos sugerir que pelo viés da preservação do meio ambiente seria interessante montar em uma mula e fazermos o percurso em três dias, assim sendo poderíamos argumentar que poluímos menos o ambiente, não corremos perigo de vida, etc... e ainda afirmar que no ano 1900 todos que saiam de mula chegavam em São Paulo sem grandes problemas. Agora afirmar que é melhor ir de mula do que ir de Carro e justificar essa hipótese com as afirmações anteriores é extremamente complicado. A tecnologia chega solucionando inúmeros problemas; tempo gasto, tempo perdido, conforto, trânsito, eficiência e gera outros como custos, poluição etc... Mas mesmo assim a comparação é ingênua e insignificante.

O carro esta para a mula como as metodologias atuais estão para as antigas ditas como tradicionais (cartilhas), hoje entendemos como a criança aprende e não formamos mais pseudo leitores, hoje alfabetizar significa decodificar, interpretar e criticar os signos escritos, a linguagem escrita é decifrada, é questionada, é apreciada, pelos alfabetizados. Coisas que poucos conseguiam na época das mulas. Os poucos alunos que concretizavam o antigo grupo escolar não ganhavam o habito da leitura, pois ler era um castigo literalmente, muitas vezes professores e gestores da época combatiam as chamados, “atos de indisciplinas”, com leituras na biblioteca, ou seja Ler era uma punição. Atualmente além de entendermos os estágios e os processos de aprendizagem que o infante se encontra, despertamos nele o habito e principalmente o prazer na leitura. Hoje a escola é um direito de todos, e todos tem o direito de aprender a gostar de ler, mas há de existir aqueles que preferem nostalgicamente dar uma voltinha de mula, a esses recomendo um antiinflamatório e um bom livro para a boléia.