Sexta feira; Santa?!

Sexta feira; Santa!?

Ana Marly de Oliveira Jacobino

“Ela é a única santa aqui! Ela é a santa! Ela é a verdadeira santa!”

Bem! Vamos entender melhor; o que esta voz embargada e cheia de malemolência; quis dizer. Voltando um pouco o cronômetro.

As mulheres subiam a rampa da entrada da Catedral de Santo Antônio iam para a Procissão da Sexta-Feira Santa da Paixão.

Conversa vai, conversa vem! Um jovem bem arrumado, mas, um tanto, quanto embriagado fica bem na frente delas e fala:

“Uma esmola para eu poder matá a minha fome. Um dinheiro pra eu comprá um pão com mortandela.”

Uma olha para a outra e resolvem não dar a esmola.

Mas, a terceira, a Cotinha abre a bolsa e tira o dinheiro.

“Mãe escute, o que vou lhe dizer; é melhor a senhora não dar o dinheiro. Eu acho que ele vai beber mais pinga!”

“É verdade Cotinha. Ele vai pegar o dinheiro e vai beber. Ele é amante de uma cajibrina!”

“Vejam vocês; o estão julgando mal! Veja como o olhar dele é sincero. De fato, ele está com fome.”

A mulher coloca o dinheiro na mão do homem.

Entram na igreja.

No interior da Catedral o coral canta: ”Sepulto Domino, signatum est monumentum, volvente lapidem ad ostium monumenti, ponentes milites, qui custodirent illum.”

O momento principal da Semana Santa ocorre à noite com a cerimônia do 'Descimento da Cruz', depois o padre convida os fiéis para seguir em procissão levando o andor de Nosso Senhor para encontrar com o andor da sua mãe.

A procissão leva o povo pelas ruas da cidade. Na altura da Rua D. Pedro I Cotinha se assusta! Alguém grita bem ao seu lado:

“Ela é a única santa aqui! Ela é a santa! Ela é a verdadeira santa!”

O rapaz do “pão com mortandela” está ainda mais embriagado, e, a acompanha gritando:

“Ela é a única santa aqui! Ela é a santa! Ela é a verdadeira santa!”

“Tá vendo mãe não falei que ele ia beber mais pinga. Que vexame!”

“A cajibrina o deixou de miolo mole. Cotinha, ele o está confundindo com a santa do andor.”

Tia e sobrinha se esgueiram pela procissão e deixam Cotinha, sozinha! Não ela não está só ao seu lado o novo amigo a acompanha. Bêbado feito um gambá!