LIXO CULTURAL

Como professora e, principalmente, como ser humano, fico extremamente preocupada com os dejetos despejados diariamente em nossas casas pela Televisão nacional. A TV aberta, em franca decadência cultural, infelizmente continua a principal formadora de opinião da maioria da população. Uma tonelada de lixo cultural entra nos lares brasileiros diariamente, deformando o pensar e o agir das pessoas, em detrimento dos valores éticos e morais. Fere a minha essência de ser pensante ver crianças e jovens bombardeados por idéias que distorcem o sentido real da existência. Ficamos quase impotentes frente a essa anti-cultura porque, hoje, quem educa nosso povo são as novelas, os Big Brothers, os Pânicos e por aí vai... A escalada sem esforço, a lei do mais fácil, os espetáculos deprimentes mostrados na telinha preenchem as cabecinhas de nossos jovens. A banalização dos costumes, o endeusamento do físico, fazem o homem esquecer que é um ser intelectual e espiritual. A "bundalização", a sexualidade escrachada, os termos chulos, os exemplos nocivos tornam-se normais e são, inconscientemente, incorporados aos valores de quem está com a personalidade em formação. Caras e bundas ditam as regras. Um autêntico atentado ao bom gosto e à inteligência. Inversão total de valores. Que se deformem as personalidades, devem pensar os donos do poder econômico que comandam esse entretenimento de massas. O que importa são os pontos no Ibope. O lixo televisivo tem pontaria e destino certos: é uma espécie de ópio, dopando as mentes, impedindo que se questione o que deve ser questionado.

Eu sei que não sou obrigada a ver mas, como disse no início, sou um ser pensante que teve a felicidade de desenvolver o senso crítico e, portanto, não posso me eximir da responsabilidade perante as novas gerações. Responsabilidade essa que deve ser de todos nós, a começar pela Televisão.

Giustina
Enviado por Giustina em 08/04/2011
Reeditado em 07/03/2014
Código do texto: T2897770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.