CHACINA EM REALENGO II

TEXTO DE ÉZIO BAZZO:

Meu nome é Wellington Menezes de Oliveira, 23 anos. Matei 12 crianças e me suicidei no dia 07 de abril de 2011 numa escola de Realengo...

Antes de qualquer coisa é importante lembrar que é até estranho que o governo decrete luto oficial pelo massacre das 12 crianças no RJ e que os duzentos mortos/dia no trânsito não causem praticamente constrangimento nenhum a ninguém.

Pela frequência com que esse tipo de crime tem acontecido nas escolas aí pelo mundo a fora, já era tempo dos “especialistas” suspeitarem que a escola nos moldes em que está fundada, tem sido uma fonte inesgotável de transtornos neuróticos e psicóticos nas crianças e inclusive nos professores. E não é por acaso que muitos desses crimes tem acontecido lá, junto aos bancos escolares, aos ex-colegas e às “titias”, lugar onde quase sempre se instauram os maiores complexos e os maiores traumas, depois do núcleo familiar, evidentemente, e isto em todas as classes sociais, sem distinção.

O caso de Realengo/RJ coloca em evidência a fragilidade – para não dizer a esculhambação – nacional nas áreas de:

1. SEGURANÇA (onde é que um garoto de 23 anos, subempregado, foi adquirir armas e munição quase de guerra, uma década depois do teatro do desarmamento?);

2. EDUCAÇÃO (como é que o atirador conseguiu entrar na escola armado daquele jeito e sem nenhum obstáculo, mesmo com a edificação e a arquitetura de nossas escolas sendo idênticas às das penitenciárias?);

3. SAÚDE (se o ex aluno, filho de uma “doente mental” tinha algum transtorno psíquico, teria buscado ajuda aonde, uma vez que os serviços de saúde mental no Brasil são de uma precariedade indescritível e quase inexistentes);

4. ÁREA SOCIAL (sabe-se que, com o pretexto de liberdade de crença religiosa - ou de não perder votos - se tem permitido que verdadeiros psicóticos fundem igrejas, grêmios e associações místico-esotéricas e delirantes por todos os lados e que com suas bobagens apocalípticas desorganizem mentalmente as pessoas mais vulneráveis) etc., etc., etc....

Ah, precisaremos de mais uns dois mil anos para chegarmos a um lugar razoável, e isto, bem entendido, se as coisas mudarem de rumo!!!

Obs: não é novidade para ninguém que bíblia e revólver na mesma casa sempre foi uma combinação pra lá de temerária.