Nosso Patrimônio Imaterial

A Corporação Musical Euterpe Itabirana foi fundada no ano de 1863.

A Corporação Musical Santa Cecília foi fundada em 1919.

Euterpe nome da Deusa dos prazeres dos gregos.

Cecília nome de uma jovem que durante a sua vida demonstrou temor a Deus.

Banda Euterpe, fundada pelos donos do poder. Gente rica e intelectual da cidade, com o aval da Santa Madre Igreja.

Santa Cecília, fundada por músicos simples da Mina

A maior prova é a forma em que o Poeta Carlos Drummond de Andrade qualifica os moradores da Rua de Baixo, hoje Rua dos Operários, nos versos do poema “Briga das Ruas” Povo pé rapado da Rua de Baixo.

A Banda Euterpe, preferida do Monsenhor.

A Banda Santa Cecília, a Musa Baixa.

Passaram 56 anos da fundação da Banda Euterpe, quando quatro irmãos da família Reis, apaixonados pela musica, reuniram com alguns parentes e amigos para formar um conjunto musical com objetivo de proporcionar lazer aos moradores da Rua de Baixo.

Tonico Reis, Vivino Reis, Zé Reis, João Reis, juntamente com Totoni Coimbra, Mestre Piche, Totoque.

Assim iniciou uma bela historia de quase cem anos.

Na casa de vovô Zé Reis o nome Euterpe era assunto proibido.

Lembro-me ter ouvido do meu avô a seguinte historia.

Certo Padre da cidade, tinha tanta antipatia da Banda Santa Cecília, que duvidava da santidade da sua padroeira.

Questionava o reconhecimento da Santa pela Igreja Católica.

Outro caso que ouvi, foi do velório de um simpatizante da Banda Santa Cecília.

Homem de muitas posses, que sempre contribuía com a corporação.

O tal Padre, fez questão de comparecer no velorio e fazer a exéquias daquele defunto.

Ele tinha certeza que a Banda morreria a míngua a partir daquele momento.

No final das exéquias ele abençoou o defunto da seguinte maneira: “Descanse em paz nos braços do Senhor, e deixa a nossa Euterpe em paz em nome de Deus

Mas com muita dificuldade a Banda sobreviveu.

Assim que foi criada a Paróquia da Saúde, o Padre nomeado pelo Bispo de Mariana, adotou a Banda Santa Cecília.

Até os dias de hoje ela é a preferida dos paroquianos da Saúde.

Enquanto a Banda Euterpe continuou sendo a preferida dos Paroquianos do Rosário.

Nas procissões de encontro da Semana Santa dava para perceber a rivalidade entre as duas bandas.

A Banda Santa Cecília sempre acompanhava a Imagem de Senhora das Dores vinda da Saúde tocando marchas fúnebres.

As marchas fúnebres são peças tristes e silenciosas

A Banda Euterpe acompanhava a imagem do Senhor dos Passos vinda da Matriz do Rosário tocando dobrados.

Os dobrados são peças alegres e tramite alegria.

Como o silêncio era total durante as procissões, podia perceber que as Bandas aproveitavam o momento para demonstrar para o povo quem tocava mais alto.

A Euterpe muitas das vezes levava vantagem por tocar dobrado.

Contam os antigos que certa vez foi proposto um desafio na Praça da Matriz do Rosário para verificar a melhor Banda da cidade.

A disputa durou varias horas, com presença de torcida e animação do Padre.

Dizem que não houve vencedor, pois os instrumentos de percussão não suportaram e as peles de couro furaram.

A torcida da Euterpe jurou que a Banda venceu o desafio.

Assim também aconteceu com os torcedores da Santa Cecília.

Certa vez, aconteceu um caso inusitado. Era véspera de uma semana santa. A sede da Banda Santa Cecília na antiga Rua do Corte foi arrombada, Vários instrumentos foram danificados.

Como faltavam poucos dias para os festejos, não havia prazo para o concerto dos instrumentos.

Mesmo assim a Banda não deixou de participar dos festejos.

Nunca foi descoberto quem praticou aquele ato.

Mas como a rivalidade era grande, acusaram sem provas suficientes pessoas da Banda de lá.

Em represália ao ato, os meninos da Rua de Baixo, colheram dúzias de limões e encheram bolsos e embornais. Assim que a Banda Euterpe aproximou-se do Paredão da Tiradentes, começaram a chupar os limões.

Todos foram descobertos. Os mesmos se retiraram em correria ladeira abaixo.

O objetivo foi alcançado. A Banda Euterpe desafinou.

São quase cem anos de uma bela historia de amor e dedicação a nossa velha cidade.

Banda Euterpe Itabirana e Santa Cecília patrimônio imaterial de minha Itabira.

Alegria do povo da Mina.

Marconi Ferreira
Enviado por Marconi Ferreira em 14/04/2011
Código do texto: T2908728