Meus medos

Esse sábado conversei muito com meu primo Jeferson e cheguei a conclusão que viver é algo complicadíssimo. Falei de todos os medos que tinha que às vezes até penso que só eu que tenho, que nada, todos temos algum receio em relação a alguma coisa, somos humanos. Queria ter em certos momentos uma facilidade maior em combater o que me amedronta, mas não é tão fácil viver a realidade, não podemos seguir a teoria de um manual encontrado em um livro.

Das coisas que me deixam temerosa existem cinco temas que me deixam em conflitos constantes:

1- Ter filhos: O que as crianças vivem hoje é bem diferente do que elas viviam antigamente, por mais que queiramos dar uma criação diferenciada será que essas crianças que nascem hoje irão aceita-la, vejo muita coisa erradas em relação a criação de hoje, os pais trabalham e os filhos ficam na escola o tempo todo , acabam gostando mais dos professores do que de seus próprios pais, muitas vezes tornam-se violentos com os colegas de sala porque necessitam de uma atenção que não lhes é dada. Eles já não possuem um vinculo familiar, não almoçam e muitas vezes não jantam com os seus pais e em alguns casos só vêem os seus pais nos sonhos, pois quando eles chegam os pequenos estão dormindo e quando eles saem para trabalhar o mesmo acontece, será que vale a pena ter um filho sendo que não terei tempo nem de conhecê-lo de vê-lo dando os primeiros passinhos e falando as primeiras palavras (não posso deixar de trabalhar também porque necessito disso para meu sustento), penso que se é para ser uma mãe ausente eu prefiro nem ter filhos, crianças não são enfeites ou números.

2- Casamento/namoro: O casamento está se tornado a cada dia algo mais banalizado, hoje utilizam a técnica do “se não der certo separa” ou “vamos juntar os nossos trapinho sem compromisso”, tem gente que casa mais do que come pastel na feira de domingo pelo motivo de ter uma festa linda que só dura um dia, não existe mais a paciência de tentar entender o outro, na primeira briguinha as relações já são cortadas e de repente quem você tanto amava a 15 dias atrás vira praticamente a pior das criaturas a seu ver, sem contar quando não tem algum interesse “maior” que passa bem longe do amor como se o sentimento verdadeiro pudesse ter algum preço.Todos esses motivos me desestimulam a casar.Quanto ao namoro apesar de saber que posso encontrar alguém que realmente preste,vejo o mesmo percentual de chances de encontrar alguém que não “sirva” para mim, então prefiro por enquanto ficar quietinha em meu canto sem ganhar ou perder, ,conheço muitos amigos (as) que trocam mais de namorada (o) do que de roupa e outros que encontram a pessoa certa e não são inteligentes o bastante para mantê-la,ou mesmo que enganam a si próprios estando com alguém que não tem nada a ver com suas personalidades como se pensassem que não conseguem encontrar algo melhor para eles , namorar é questão de sorte.

3- Família: Tenho uma grande preocupação com os meus pais, irmãs e outros familiares e não os abandonaria por nada ou ninguém, me sinto bem tendo esse sentimento, porém acho que algumas vezes esse é um bloqueio para que eu tente viver a meu modo, mas ao mesmo tempo minha escala de valores é tão forte em relação a minha família que chego a conclusão que por mais que eu tente me mudar não conseguiria fazer algo que não estivesse de acordo com o que aprendi, tenho um medo absurdo de decepcionar de alguma forma as pessoas que amo.

4- Velhice: Tenho muito medo de no futuro não ter ninguém que fique comigo e terminar em um asilo ou em um hospital sozinha, conheci uma senhora que fez várias faculdades, sabia falar três línguas diferentes e não casou ou teve filhos, com o tempo seus pais morreram e seus irmãos por serem mais velhos também se foram, ela passou em um concurso da Receita Federal e ganhava mais de 15 salários mínimos por mês, herdou tudo que seus pais e irmãos (também solteiros) deixaram , mas vivia sozinha e adoeceu, soube que ela morreu a cerca de um ano no Hospital Presidente, sua família passou a ser os enfermeiros que cuidavam dela lá. Mas será que casar e ter filhos é garantia de algo? Já visitei asilos e cheguei a conclusão que não.

5- Morte: Tenho medo de lidar mais com a morte de quem está ao meu redor do que com a minha (todos sabemos que o fim de todos será o mesmo, mas ninguém quer saber logo como é o outro lado da vida), lembro que quando meu avô morreu eu vi o mundo desabar em minha cabeça, foi algo inesperado e muito triste, nunca irei esquecer do dia 22 de outubro de 2010, não consigo aceitar com facilidade que pessoas boas tenham que partir mesmo que tenha em mente muitas vezes que isso é apenas um ciclo natural da vida.

Apesar de ter todos esses medos tento viver a vida da melhor maneira possível aproveitando tudo que há de bom nela, procuro sempre o melhor para mim, faça chuva ou faça sol o dia de hoje é sempre uma oportunidade a mais para tornar nossa vida mais feliz.