O sabor da minha infância

Domingo após almoçar, recebi de sobremesa um sorvete napolitano e lembrei-me do tempo que ia às noites de quinta-feira, junto com meu saudoso pai, fazer jogos da loteria esportiva e ele me comprava um sorvete napolitano na farmácia vizinha a lotérica.

Conversando com uma pessoa, perguntei-a qual o sabor que lembrava a infância e ela me respondeu que era café com leite, que a mãe dela deixava em uma garrafa para os filhos quando ia trabalhar.

Eu pensava que o sabor da minha infância era o do sorvete napolitano, mas comecei a recordar-me de tantos outros sabores que marcaram minha infância.

O sabor da minha infância tem o gosto da manga que tirava da mangueira que ficava no meio da rua.

O sabor da minha infância tem o gosto daquela goiaba que sempre ficava no galho mais alto.

O sabor da minha infância tem o gosto da água de coco do coqueiro que ficava no quintal da minha avó ou daquela coco roubado à noite no quintal do vizinho.

O sabor da minha infância tem o sabor daquele pão quentinho que o padeiro entregava de madrugada na mercearia do meu pai.

O sabor da minha infância tem o sabor de caldo de cana com pastel tomado na feira nas manhãs de domingo ou na antiga lanchonete Palheta na praça José de Alencar, quando minha mãe me levava ao centro.

O sabor da minha infância tem o gosto do pedaço de pizza que a minha mãe comprava para mim nas Lojas Americanas.

O sabor da minha infância tem o gosto daquele galeto assado que o meu trazia à noite.

O sabor da minha infância tem o gosto do pirulito zorro que meu trazia à tarde quando vinha do trabalho.

O sabor da minha infância tem o gosto do baião-de-dois bem soltinho que a minha avó preparava.

O sabor da minha infância tem o gosto do pudim, do suspiro que a minha tia fazia como ninguém.

O sabor da minha infância tem o gosto do sapoti do quintal da minha madrinha.

O sabor da minha infância tem o gosto do caju do terreno ao lado da minha casa.

O sabor da minha infância tem o gosto da castanha assada pela meninada no quintal.

O sabor da minha infância tem o gosto dos pedaços de cana-de-açuçar que comíamos sentado no chão da cozinha.

O sabor da minha infância tem o gosto do caranguejo preparado pelo meu pai.

O sabor da minha infância tem o gosto de macarrão com sardinha da merenda da escola.

O sabor da minha infância tem o sabor de picolé de goiaba feito pela dona Rita.

O sabor da minha infância tem o gosto de laranja comido dentro do mar para ficar salgada.

O sabor da minha infância tem o gosto do pão de coco comido na Sexta-feira da Paixão.

O sabor da minha infância tem o gosto de saudades de pessoas, de momentos.

O sabor da minha infância tem o gosto de felicidade.

E qual o sabor da tua infância?