BEIÇOLA

A ingenuidade soa como lirismo nas pessoas, mas às vezes traz consequências drásticas também.

Minha avó materna, Antonia, era de uma ingenuidade fantástica. Todavia acabou pagando caro por isso. Havia, na época um famoso pistoleiro de nome Laurindo Perdigão, que, por ter o lábio inferior muito grande e caído, ganhou o apelido de Laurindo Beiçola. Pessoalmente ninguém se atrevia a chamá-lo como tal.

Um dia ele foi à casa do meu avô a fim de barganhas. Minha avó estava sozinha em casa e, ao atender o perigoso pistoleiro, disse: “O senhor é que é o tal de Laurindo Beiçola?” O

Pistoleiro, de cara fechada, respondeu: “Meu nome é Laurindo Perdigão e já mandei dois safados pro inferno por causa deste apelido!”.

Minha avó, com a ingenuidade que lhe era peculiar, passou a se desculpar: “Eu não sabia que o senhor não gostava de ser chamado de Laurindo Beiçola, pois todo mundo fala Laurindo Beiçola, até as crianças falam Laurindo Beiçola. É Laurindo Beiçola pra lá, Laurindo Beiçola pra cá, que a gente acaba se acostumando e só diz Laurindo Beiçola”.

Laurindo Perdigão foi mudando de cor. Por fim minha avó falou: “Sem ser Beiçola, qual é mesmo o outro nome do senhor?” De repente dois tiros de garrucha 44 foram disparados e minha avó caiu dura. O pistoleiro saiu calmamente. Filhos, noras e genros que se encontravam no eito correram para casa ao ouvir os tiros. Vendo minha avó estendida ao chão, todos começaram a chorar e gritar. Mas logo em seguida, alívio geral. Minha avó, ao que parece, estava apenas desmaiada pelo susto. Na família há quem defende a ideia de que ela estava fingindo desmaio, para enganar o pistoleiro ou gozar a cara dos parentes e daqueles que tremiam diante de Laurindo Beiçola.

Uma coisa, porém é certa: os dois tiros na soleira da porta não eram falsos. Na dúvida, daquela data em diante o nome de Laurindo Beiçola nunca mais foi pronunciado, mas sim, Laurindo Perdigão.

Sô Lalá
Enviado por Sô Lalá em 21/04/2011
Código do texto: T2921488
Classificação de conteúdo: seguro