QUINTA FEIRA SANTA OU O DIA DO "QUINTO"

Fico a procurar... Algum destino, alguma data, alguma lua tapando a luz solar ou a própria terra intermediando uma negociação, fico a procurar... Sinto nos bagos, como se fossem milho para qualquer galinha comer... Sinto uma pressão mais forte para com a vida acabar... Tento voltar aos deuses, mas já se foram na fumaça do capital...

Volto ao calendário, coisa tão antiga; vejo uma folhinha dependurada na cozinha; vejo uma foto de Jesus e me acalmo. Naqueles olhos claros tento entender minha própria vida.

Se Jesus foi realmente loiro de olho claro, pouco importa; o que importa realmente é a sua mensagem. Fazem o diabo com a imagem de Cristo, mas não conseguem tirar dele aquela mensagem de paz.

Infelizmente usam a imagem Dele para várias serventias, na maioria das vezes capitalistas; às vezes até de coação, mas não importa porque ele permanece sublime, inatingível, nos passando a idéia de honestidade fazendo com que as pessoas do bem pensem que Judas é aquele que apropria do bem do outrem como os políticos brasileiros fazem. Mas a força de Jesus é grande e torço para que um dia esse escárnio da política brasileira acabe. Que me desculpe algum leitor mais endeusado com as preces porque tento entender como é que um político ganhando menos de vinte mil reais por mês consegue fortunas de bilhões? Na bela história de Cristo dizem que ele fez a água virar vinho; na minha história parece que a maioria dos políticos brasileiros virou deuses de araque porque a maioria desses caras tem mais de mil escrituras. Que Jesus me perdoe em fazer comparações com esses Judas.

Mas hoje ainda é quinta, dia vinte e um de Abril, Tiradentes. Aquele lá também foi um coitado porque morreu contra o “quinto” da coroa portuguesa. Hoje pagamos a metade do ganho em impostos para enriquecimento ilícitos de bandidos verdadeiramente brasileiros e ninguém dá conta disso.

Nossa classe política nos faz parecer aquele quadro da “Santa Ceia” onde Jesus seria o povo, o resto dos apóstolos (políticos corruptos), de costas para o povo e o Judas, o Judas, seria talvez a consciência do eleitor...

JOSÉ EDUARDO ANTUNES

Zeduardo
Enviado por Zeduardo em 21/04/2011
Código do texto: T2922415
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.