Os fins justificam os meios?
 
No livro Ídolos ou Ideal, Humberto Rohden garante que o homem é o resultado de seus pensamentos habituais. Com isso se conclui facilmente que precisamos ter cuidado com o que desejamos, já que, aquilo que desejamos é fruto de nossos pensamentos. Talvez seja por isso que eu sempre quis aprender a pensar, razão fundamental para ter estudado Filosofia. E talvez seja por isso que acredito piamente que o mais importante na educação é ensinar o educando a pensar: quem aprende pensar nunca fará parte da chamada “massa de manobra” tão adulada por líderes inescrupulosos que aprenderam apenas a conjugar um dos pronomes pessoais: Eu.
 A mente, onde se processa o pensamento, é fundamental para uma vida sadia, com qualidade. Maleável, ela recebe influências externas continuamente, daí a importância da educação, desde os primeiros momentos da vida. Pais, muitas vezes dizem não entender a razão do comportamento dos filhos: é porque se esquecem do próprio comportamento diante dos filhos. Quando os pais mentem um para o outro e não fazem segredo disso junto aos filhos, como conseqüência  terão filhos que mentirão para eles. Conheço mulheres que mentem sobre o preço das compras aos maridos, sempre por uma boa causa, dizem elas. Juntam o dinheiro das mentiras para agradar aos filhos com coisas que desejam. Resultado? Filhos mentirosos certos de que os fins justificam os meios. E que também mentirão sempre em seu próprio benefício.