MENTIRA. VERGONHA.

O mentiroso arrasta uma vida de complexos e frustrações, e o pior, a reflete para todos.Não gosta de si mesmo, se encolhe e se esconde como um caranguejo em sua casca, se restringe, não quer conhecidas suas fraquezas, não abre janelas para o mundo, melhor, não abre janelas, vive das sombras da mentira, satisfazem sua diminuta personalidade, e por não gostar de si mesmo, não pode gostar de ninguém, é um anticristo, as vezes sem o saber, a inteligência apequenada lhe nega esse direito.

Quem não gosta de si mesmo por ser uma calamidade em vida de covardia e nada fazer, nada mais que um pária social, mentindo sempre, não pode gostar de ninguém, nem de quem lhe acode e socorre e, mesmo, tenta ajudar, se o conhece.

Repudia a amizade que alia à falsidade, repele a educação mesmo se para tanto tenha sido treinado, em ninguém confia pois projeta seu péssimo caráter para todos, pois ninguém nele pode confiar, e tem consciência disso. Nem aqueles que lhes são mais próximos merecem sua consideração, solidariedade e socorro, parentes, companheiras, esposas, irmãos, pais, possíveis amigos.

Nem essa proximidade máxima, que a todos comove e cria laços, lhe acende a humanidade, que nunca teve. Tem vergonha de ser o que é, na sua consciência, sabe disso, que não é nada, só mais uma mentira que habita o mundo entre tantas, e move por isso a egolatria do que queria ser e não é, e nunca será, e mesmo surrado pela realidade continua na saga da mentira, anuviado como um drogado, suspenso entre a idiotia e a vontade de ser.

O mentiroso não foi e nunca será mais do que um vômito de indiferença ao mundo das necessidades humanas que se acercam de seus vestígios de humanidade, e são repelidas. Precisa traçar uma irrealidade do que é, insana e demente, em demência que sua insuficiência não percebe, nem alertado. Terceiros, que não o identificam, passam a compreender em pouco tempo suas fraquezas e pusilânimidades, não há como se esconder muito tempo dos mais aguçados, mesmo que o esforço seja gigantesco, seus tropeços o denunciarão.... Flagrado milita para superar o flagrante motivando pena e comiseração dos que o conhecem por sabê-lo um doente.

São passíveis de pena pela manifesta incoerência declinada, ausência de lógica, que a mentira não apaga, pena pessoal nossa, comiseração, e a pena que impõem a si mesmos os mentirosos pela vida vivida, sem sentido por se afastarem da realidade que seria pródiga em harmonizar valores, se levassem uma vida verdadeira, vivendo o que são. O caráter não permite...

A internet, hoje, grande veículo para o bem, está “infestada” desses “pobres coitados”, passeando pelo inferno como as "bolgias" de Dante Alighieri, que são suas vidas, sem possibilidade de conhecerem um pouco do que seja sadio, reproduzindo as idiotias que pontuam suas vidas. Mas não se incomodam, não têm outra alternativa, a isso se acostumaram doentiamente...por toda uma vida...

Conheço alguns, e os identifico com facilidade, é o cacoete de lidar com o público por quarenta anos. Se dão títulos e conhecimentos que não têm, profissões que nunca exerceram, investiduras e posições destacadas que beiram o ridículo, mera inventiva, mentem contra a gritante realidade de ideias e números que atentam contra a lógica comezinha, contam pelo ego dimensionado passados de sagas não vividas, aventuras sonhadas viver que descrevem como vividas. O mundo da ficção. Egos altamente patológicos....

É sem dúvida, a internet, o maior veículo dessas personalidades comprometidas, são covardes por não se mostrarem inteiros, se identificados cresce a covardia que sempre foi a espinha dorsal de suas vidas.

Hoje, Páscoa, dia da redenção da maior verdade que passou por nosso planeta, Jesus, pedimos que Ele se apiede desses fantasmas “humanos”, os mentirosos, e tente resgatá-los das trevas para a luz.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/04/2011
Reeditado em 25/04/2011
Código do texto: T2928418
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.