Músicas de nossas vidas

Músicas: aquietam a alma, acalentam o coração. E como é normal eu me pegar pensando nesta frase! É gente, eu sei que não é muito comum começar assim uma crônica, mas este assunto também não é um clichê.

Sabe aqueles dias em que você vive uma vida inteira pra dentro, ouvindo músicas e refletindo seus significados todo o tempo? Aqueles dias em que cada canção que você ouve parece ser uma indireta de Deus sobre como você tem levado a sua vida? Pois é, tenho vivido dias assim, e como têm sido polisipos estes dias!

As músicas que ouvimos podem revelar muito do que sentimos em determinados momentos. A gente pode até não perceber, mas todo mundo é muito mais transparente do que imagina.

Por que temos sempre a sensação de que as letras e poesias conversam com o que sentimos? Por quê as canções de Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Kid Abelha, Roberto Carlos, Marcelo Camelo, e outras tantas existentes nas frequências de rádio, são ouvidas quando a gente está apaixonado? Por quê quando estamos nervosos, irritados ou ansiosos desejamos tanto ouvir Shaman, Aerosmith e "Elevation" de U2?

Por que eu tenho a sensação de entender tudo o que se passa na cabeça da Fernanda Mello quando leio suas maravilhosas crônicas, mesmo quando ela fala subjetivamente pelas entrelinhas? Por quê as poesias de Carlos Drumond de Andrade, que durante uma determinada época me descreveram tão bem, hoje já não me trazem luz aos olhos?

Letras, melodias, poemas e poesias... palavras escritas que valem muito mais do que as faladas, porque têm o dom de permanecer. Seres humanos mudam de sentimentos, amores e desamores todos os dias, mas haverá sempre um verso que rime a sua vida, como se fosse uma palavra da sua alma, que escorregou de dentro de você e caiu pelas mãos de outra pessoa, em outro caderno, outro tempo... outra vida.

Nós temos o direito de profestizar sobre nossas vidas. Eu aprendi que devo ouvir músicas que me ajudem a atingir o estado de espírito em que eu desejo permanecer. Ouvi esses dias:

“Devia ter arriscado mais

E até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer...”

Decidi apagar de vez da lista de reprodução dos temas da minha vida. E como tem gente por aí que vai ter “Epitáfio” como tema da melhor idade! Sinto pena. Eu é que não quero viver uma vida toda me lamentando por não ter me arriscado mais, amado mais e até errado mais. E nem quero, nas palávras de Rogério Flausino, "viver esperando dias melhores pra sempre". Quero que meus dias sejam todos melhores, um mais que o outro, sem que eu precise esperar. Buscar sim, isso eu busco sempre.

Eu, assumidamente, sou uma musicólatra de carteirinha. Ouço uma música que me lembra o passado, sinto cheiros, gostos, beijos e abraços de outras épocas. Não sinto saudades, nem dores de cotovelo, fato; romances que passaram não significam mais nada para o tipo de mulher em que me tornei. Ainda assim revivo cada sentimento quando ouço certas músicas. É como se tivessem descoberto a máquina do tempo.

Ouço músicas do meu presente, sinto abraços, beijos, saudades e dor de cotovelo, fato; mais ainda assim não consigo entender o significado destas músicas para mim... e talvez nem dos sentimentos.

Será que, assim como na História, a gente só consegue significar uma fase de nossas vidas depois que ela tem seu ponto final? Vocês têm medo disso: de viver uma vida toda pra dentro? Medo de chegar em um estado agúdo de saudades dos tempos passados, do qual não se tem o poder de sair? Pelo amor de Deus, não sintam isso e, por favor, nunca mais coloquem "Epitáfio" no msn de vocês!

Saudade é uma palavra linda e gostosa de sentir, mas pode ser perturbadora se nao tiver mais fim; e eu não quero que nada tire a minha paz! Como eu disse, tenho vivido dias polisipos e eu só vou usar minhas saudades pra construir um presente melhor pra minha vida, que seja mais simples, menos aplaudido, mas com certeza mais feliz.

"Compositor de destinos

Tambor de todos os rítmos

Tempo tempo tempo tempo

Entro num acordo contigo..."

... Ja dizia Caetano. Tudo tem o tempo certo pra acontecer e só acontece se você tiver o coração aberto.

Músicas da vida, poesias cheias de significados... alguém um dia me disse: “Não importa o caminho que eu escolha seguir, algum poeta já passou por ele antes de mim.”

Poetas não são diferentes e nem especiais, gente. Letras de música não são criadas para contar a história de nossas vidas e poesias podem ser interpretadas de diversas formas, mas uma coisa é certa: todas elas falam de nós porque todos nós somos o mesmo pacote de sentimentos confusos, lindos e incrivelmente insaciáveis.

Anja do tempo
Enviado por Anja do tempo em 30/04/2011
Reeditado em 30/04/2011
Código do texto: T2940441
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.