Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Os Novos Costumes



OS NOVOS COSTUMES...


                                     Na casa de Geninho os costumes mudaram. Até certa época seguia - se a tradição da casa se seu vovô. Hora para almoçar, jantar e dormir. Agora tudo é liberal. Todo mundo almoça em horário diferente. E nem dorme –se mais. Vira –se à noite na tv, na internet e nos filmes.

                                   Como era bonita a mesa posta. As toalhas de linho, os talhares, os copos e taças de cristais. Hoje não se põe mesa. Os meninos comem em frente ao computador, dos vídeos games e tvs. Os adultos nem almoçam, lancham em pé  nos intervalos rápidos de trabalho.

                                    É óbvio que é impossível nos dias hoje reunir a família ao redor de uma mesa. A pressa não permite mais as refeições relaxadas e as comidinhas caseiras. A imagem do chefe da família na cabeceira é coisa dos antigos. Até porque as mesas modernas são redondas, ovais onde ninguém se sobressai dos demais.

                                  Falta nos tempos modernos a solenidade nas refeições. Falta a autoridade do chefe da família sentada à cabeceira. Falta a comidinha caseira e quentinha posta à mesa. Falta a oração do pão nosso de cada dia antes das refeições. Falta a sobremesa e o café servido na sala de estar onde flui a conversa descontraída e se acertam  detalhes ou se resolve problemas. Falta gente para preencher os lugares nas mesas mesmo de seis lugares. Hoje raro o casal que tem mais de dois filhos.

                                  O homem por mais livre e moderno que seja, está intimamente ligado as tradições e aos costumes. Cristo reunia-se com seus discípulos ao redor de uma mesa.
                       
                                   Os que vivenciaram a solenidade das grandes ceias, sentem saudades. Os que não vivenciaram tenho certeza que gostariam de viver tais momentos. Se a semana tem sete dias e se em cinco deles é impossível voltar ao modelo tradicional da casa do vovô, porque não fazer isso no sábado ou domingo?
Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 17/11/2006
Código do texto: T294279
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Maria Dilma Ponte de Brito
Parnaíba - Piauí - Brasil
305 textos (79325 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 14:35)
Maria Dilma Ponte de Brito