JUSTIÇA E VINGANÇA

JUSTIÇA E VINGANÇA

Escrevo agora ao acabar de ouvir o pronunciamento de Barack Obama afirmando que a justiça foi feita. Bin Laden foi morto pelos EUA.

Interessante como essa noção de justiça, qualificando-se muitas vezes até de justiça divina, é abordada de uma forma canhestra. A justiça não é um valor natural, implícito a vida, algo divino, como se "bateu-levou" fosse uma "ação-reação" obvia, gerenciada por uma planilha celestial sob a responsabilidade divina (em assim acontecendo, Deus estaria agindo).

Mas como isso?

Justiça é um conceito criado pelo homem civilizado. A natureza é injusta, ou melhor, na natureza não existe justiça ou injustiça, ela não "sabe" o que é isso.

Quando o homem clama por justiça, muitas vezes o que ele está querendo nada mais é do que vingança. "A justiça foi feita" - significa "Me senti vingado". "Me sinto melhor porque meu semelhante, que me estrupiou, agora também o está. Foi feita justiça... "

No caso específico citado no início do texto, entendo a tremenda revolta do povo americano e o sentimento de fúria dos familiares de vítimas do 11 de setembro, mas Obama falar que a justiça foi feita é lamentável. O sentimento de "alma lavada" é um sentimento humano muito natural de vingança.