Uma palavra e seus mistérios
 
Como tudo que acontece e aparece, está todo mundo escrevendo sobre Bin Laden. A boa notícia é que tem aparecido artigos muito bons e racionais sobre o assunto. Um deles é o de Stephen Kanitz que recebo por e-mail. E é nesse artigo que tomei contato com uma palavra até então desconhecida para mim. Não posso jurar que nunca vi essa palavra antes, mas se vi ou ouvi certamente não absorvi. A palavra é sigma.

E o que é sigma? O Senhor Kanitz explica que é uma medida estatístistica de desvio da normalidade. Quanto mais sigma, mais anormal. Segundo o articulista existem no mundo mais de seiscentas e cinqüenta mil pessoas 6 sigma no mundo e mil e seiscentas e cinqüenta pessoas 7 sigma. Mas, onde estão elas? Como localizar essas pessoas? Como impedir que elas atuem? Porque quando elas agem o que acontece é destruição em massa já que elas só pensam em cumprir seus próprios objetivos.


Matematicamente falando, segundo o artigo que li, haverá uma pessoa maluca, um 6 sigma para cada mil pessoas inteligentes.Fica então evidente que nem todos os malucos são sigma, só aqueles com inteligência superior.Sobram novecentos e noventa e nove pessoas que são apenas muito inteligentes.  Mas também  aprendi com minha amiga Zenita Guenter, idealizadora e executora do Cedet, programa de repercussão internacional originado em Lavras, que na população escolar, 3% podem ser considerados talentosos, embora não necessariamente gênios. O que é um alívio.


Achando muito interessante o artigo, resolvi ir procurar no Google.Milhões e milhões de entradas e das poucas que li nenhuma falou nada a respeito desse significado. Encontrei Sigma de tudo quanto é jeito, menos falando sobre isso. É claro que li muito pouco porque se lesse mais acabaria encontrando o artigo do Senhor Kanitz.

Décima oitava letra do alfabeto grego, corresponde ao nosso S. Quando usada em minúsculo corresponde ao e romano. A letra parece um M de imprensa deitado e foi usado como símbolo do Partido Integralista brasileiro .Na Grécia Antiga também era o símbolo de Jesus Cristo, que lá era conhecido como Sotero. Daí talvez se origine o fato de quem ter nascido em Salvador, na Bahia, ter como gentílico o nome soteropolitano.Nome de várias empresas e associações é ainda um símbolo matemático, usado em um somatório ou de variáveis. Ainda bem que eu não sou um sigma – continuei sem entender nada. Mas o autor do artigo é um homem sério e vou pelas palavras dele. Esperando ainda que alguém lendo este texto possa a ajudar-me no esclarecimento.