Alguns Esclarecimentos:

Ao senhor "Critico Literario" (assim mesmo, sem acentos, pois foi exatamente assim que ele intitulou-se abaixo do meu texto Stand Up Comedy - Mulher Sofre!!).

Como já é sabido da maior parte dos leitores e simpatizantes deste gênero literário, o Stand Up Comedy pede uma linguagem mais despojada, ou seja, sem o nível de erudição a qual nossa tão complexa língua portuguesa está mergulhada, ou seja, sem frescura mesmo!

Imagino eu que ficaria totalmente sem graça um texto de Stand Up escrito totalmente dentro das normas cultas do português. Vejamos alguns exemplos abaixo:

Trecho de um texto de Stand Up: "Outra coisa que me deixa fula da vida é o tal do controle remoto! Potaqueopariu! Será possível que o cara não consegue assistir o mesmo canal por mais de trinta segundos? Parece de propósito! A hora que a esposa se interessa por algum programa, novela ou sei lá o que, pum, ele muda o canal! Às vezes acho que isso é uma espécie de sadismo! Só pode!! Deve ser divertido ver a mulher ficar roxa, verde, colorida de raiva!" Este é um trecho de um texto meu, onde eu utilizo certas palavras consideradas não-cultas, como por exemplo a palavras "fula", que significa enraivecida, ou a expressão "potaqueopariu", que, imagino eu, os leitores saibam o que signifique. E olha que eu pego leve, porque os Stand Upers que eu leio e assisto por aí, pegam muito mais pesado, e fica, acreditem, muito melhor!

Agora leiam o mesmo texto acima, escrito de uma maneira totalmente erudita: "Outro fato que deixa-me extremamente indignada com tudo que me rodeia é o controle remoto da televisão. Por que será que o esposo não consegue concentrar-se em algo, no mesmo canal, por um tempo superior a trinta segundos? Interessante é que, no exato momento em que a esposa interessa-se por algo que, por ventura, esteja passando naquele canal, é imediato, o esposo simplesmente o troca! Imagino eu que deva ser algum sentimento satisfatório em presenciar a esposa mudando até de nuances ao experimentar o sentimento da Ira!" No mínimo eu teria que publicar isso aqui em "Prosa Poética, não é mesmo? Porque de Stand Up é que não tem nada.

Quero reproduzir aqui, em detalhes, o comentário do tal "Critico Lierario" (sem acentos) para que os colegas possam saber do que eu estou falando:

"4/05/2011 15:21 - Critico literario

Seus textos possuem ideias inteligentes e bem estruturadas, entretanto, parece que voce faz rapido demais e acaba saindo cheinho de erros de digitacao e erros de portugues mesmo, isso para um leitor comum passa batido, mas para uma leitura mais seria seu texto fica na mesmisse de sempre. Digo isso, nao para te ofender, mas para te dar uma dica, elabore mais seus textos, que eles ficarao muito melhores do que ja sao. Beijo. Boa sorte!"

Imagino eu que a intenção dele foi boa, porém não foi bem sucedida, uma vez que, na própria crítica dele existem inúmeros erros, principalmente de acentuação. Se o André Guimarães, que é fera na arte de escrever Stand Ups tivesse feito uma crítica eu estaria dando pulos de agradecimento, pois ele entende do assunto. Aliás, ele já me fez uma crítica, disse que eu escrevo certinho demais, que no Stand Up, temos que ser mais desbocados, menos politicamente corretos, e que não cabe ao público, tentar nos conduzir ao caminho do bom cidadão, pois ali, estamos representando um papel.

PS: Pelamordedeus!!!!! (assim mesmo, tudo junto, e daí?) MesmiCe é com C, não com SS!

Mi Guerra
Enviado por Mi Guerra em 05/05/2011
Código do texto: T2951458