Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Eutanásia - O direito de morrer com dignidade

Estava lendo o jornal um dia desses, no qual o jornalista falava sobre a discussão sobre a eutanásia.
E me peguei a pensar: Ate aonde vai o nosso direito de manipular a vida? Ate aonde os médicos podem ir? Ate aonde a medicina pode ir? Ate aonde à vontade do paciente e da família vale?
São essas as perguntas que me veio á cabeça.
Eu sei que  de certa forma todos nos queremos o bem de nossos familiares, que estão com enfermidades graves, não queremos vê-los sofrer em leitos de hospitais.
E o que é eutanásia? Eutanásia é o “direito” de escolha de se encerrar a vida de um paciente em estagio terminal.
Será que está certo manipularmos a vida, insistindo em manter alguém vivo que já está quase morto.
Pois não pode se considerar viva, uma pessoa que respira, come e vive graças a um aparelho e às vezes ate os próprios médicos não nos dão esperanças de recuperação.
Os médicos utilizam todos os tipos de recursos da medicina, e sempre estão colocando a família a par do verdadeiro quadro do paciente.
A medicina   já nos provou que pode muita coisa, mais a única coisa que a medicina não consegue reverter é a morte. E ate aonde  podemos ir à decisão de manter a vida a todo custo?
A família vive um dilema entre encerrar a vida de  um ente querido e acabar com um sofrimento ou mantê-lo numa sobrevida ate o seu corpo não agüentar. Mas ninguém mais que o paciente, sabe o que é melhor pra ele, pois ele mais que ninguém sabe o que ele esta passando e sentindo.
Se o direito da vida é imprescindível, o direito de morrer com dignidade, e no caso de doença terminal, deveria ser aceito, pela família, quando o paciente ainda estiver ciente dos seus atos e assim decidir , ou quando a família tiver de optar, e sempre pensar nele,no paciente, e não no sentimentos que eles,a família vai sentir, quando o paciente estiver em estado de sobrevida.
Cabe á nos da sociedade lutar pelo direito dos doentes terminais, que estão vivendo uma sobrevida em hospitais no mundo, de colocar um ponto final nesta discussão e aceitar que eles possam colocar um ponto final nas suas vidas.
Podíamos dar a eles o direito de morrer com dignidade e acabar de vez com  a dor e sofrimento deles.Cabe a cada um de nos lutarmos pro eles.
Gisele Macedo
Enviado por Gisele Macedo em 19/11/2006
Código do texto: T295176
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Gisele Macedo
Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil, 26 anos
74 textos (44346 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:49)
Gisele Macedo