Um Aninho

Olá, meus amigos! Pois, então, consegui completar um ano aqui no Recanto – ainda que sumindo de vez em quando, mas voltando na hora que a saudade batia. Foi um tempo prazeroso, comentando, sendo comentado e desfrutando das produções dos amigos. Foi no dia 10 de maio de 2010 que, por acaso, descobri o Recanto das Letras. Postei uma crônica que havia sido publicada em outros blogs e me surpreendi com dois comentários recebidos quase que instantaneamente, o que me motivou a postar novos textos. Em homenagem aos amigos que me deram as boas vindas reproduzo acima os comentários, e, para comemorar meu primeiro aninho, republico a crônica da estréia. Agradeço pelo carinho e, sobretudo, pela paciência de ler as coisinhas que escrevo. Um grande abraço a todos!


Mais que Tic-Tacs


Mais que os sessenta segundos que formam o minuto. Mais que as sessenta voltas do ponteiro que fecham uma hora. Mais que as vinte e quatro horas que compõem o dia. Sim, o tempo é muito mais que isso. Sobretudo, há uma relação emocional com ele. Quem é que diante de uma situação de estresse, esperando uma notícia, uma resposta, a chegada de alguém, não teve a sensação de ter vivido os cinco minutos mais longos da sua vida? Cinco minutos que pareceram uma eternidade. À semelhança do jogador que caminha do meio de campo até a grande área numa disputa de pênaltis; alguns afirmam que o filme da vida deles passa pela cabeça naquele trajeto que dura menos de um minuto, mas que mentalmente parece muito maior. Do mesmo modo, quantas vezes nem mesmo sentimos o tempo passar, quando estamos com quem amamos ou fazendo as coisas que gostamos.

Sim, o tempo é muito mais que os tic-tacs do relógio analógico, bem mais que uma divisão matemática que possibilita a contagem daquilo que chamamos de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e séculos. Sim, o tempo é mental, está relacionado com as escolhas que fazemos, com as decisões que tomamos, com o rumo que damos à nossa própria vida. Com a excelência ou a falta dela, com as complicações que arrumamos ou com a boa qualidade do momento que vivemos, com o significado da nossa existência, com o valor que nos damos e com a eternidade que nos espera.

Laerte Cardoso
Enviado por Laerte Cardoso em 10/05/2011
Código do texto: T2960548
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.