Há vários distúrbios denominados síndromes: por Freud, o Complexo de Édipo. Freud baseou-se na peça grega em que Sófocles mata seu pai e casa-se com sua mãe Jocasta. Ao descobrir que ela era sua mãe, Édipo fura seus olhos e Jocasta se mata. Assim o complexo de Édipo é a preferência do menino pela mãe e desprezo pelo pai.
No contráio, quando é a menina que se apaixona pelo pai, chama-se complexo de Electra.
A síndrome de Jocasta, é a mãe que se apaixona pelo filho.
Duas grandes obras abordam o tema: Dostoievsky em Os Irmãos Karamazov e Freud em Hamlet de Shakespeare.
Essas obras mostram uma reflexão sobre a culpa, a responsabilidade, as normas, os tabus, a ética em uma sociedade.
************************************************************************************************
Síndrome de Peter Pan

Esta síndrome é aceita pela psicologia após a publicação do livro do Dr. Don Kiley que se referia a pessoa que não cresce, mantem-se com atitudes infantis.
São características de comportamento imaturo em aspectos psicológicos, sexuais e sociais.
Segundo o Dr. Kiley a pessoa apresenta certa irresponsabilidade, cólera e nacisismo; dependência e negação ao envelhecimento.
Não há evidências de que essa síndrome seja uma doença psicológica real, assim não  está referenciada nos manuais de transtornos mentais.


Pesquisa no livro FREUD por Erik Fromn e Internet.
naja
Enviado por naja em 11/05/2011
Reeditado em 11/05/2011
Código do texto: T2964241