A BANANA PODE ACABAR ! ! !




Folhando uma revista semanal, me deparo com a notícia de que a banana, fruta que adoro, pode vir a acabar.
Explico: um fungo, conhecido como mal-do-Panamá (Fusarium), se especializou em destruir raízes de bananeiras.
Se nada for descoberto o risco é enorme desse fruto saboroso, estar com os seus dias contados.

Para o Brasil pode ser uma oportunidade ou uma ameaça, pois com a safra comprometida em alguns países, o Brasil pode ampliar seu papel de fornecedor Global, se conseguir manter o fungo longe de suas plantações.

Me lembrei das bananeiras que tínhamos em casa no interior, ninguém sabia direito como o primeiro pé nasceu, e dele brotavam vários outros, e cachos e mais cachos de banana nanica, prata, rendiam fruteiras cheias, doces, tortas e bolos.
Minha tia fazia bananinhas cristalizadas. Ave, só de lembrar enche a boca de água.

Aqui no meu quintal, uma só muda de banana prata foi plantada, dela já nasceu uma dezena de pés, e muitas bananas colhemos. Agora mesmo, quatro cachos estão a pender fartos das bananeiras.

Mas, vamos torcer que os pesquisadores consigam descobrir algo capaz de conter o poder de destruição que esse terrível fungo tem.
Pois nos anos 50 essa praga já acabou com a variedade mais popular de banana.



Lenapena
Enviado por Lenapena em 14/05/2011
Reeditado em 13/11/2011
Código do texto: T2970105