POR QUE O MAR MORTO MORREU?

O quê? Ele morreu? Ninguém me contou... Bem, se o estudante passou o ensino fundamental com a cabeça nas nuvens, é óbvio que não viu os mapas, não ouviu referências e, consequentemente, nem sabe que o tal mar, apesar de "morto", ainda existe! Brincadeiras à parte, por que o Mar Morto é assim denominado? Por que ele é tão diferente? Por que suas águas são mais salgadas que a dos outros mares?

Segundo estudos, nos últimos 10.000 anos, o nível de evaporação das águas do Mar Morto tem sido maior que o de reposição. Como o sal não evapora, a concentração aumenta. A principal fonte abastecedora do Mar Morto é o Rio Jordão, que despeja cerca de 6,5 milhões de metros cúbicos de água por dia. Parece muito, mas não é, pois, em dias de calor, a evaporação é de 10 milímetros (9 milhões de metros cúbicos). Além disso, chove pouco na região (45 milímetros por ano). O Mar Morto tem uma concentração de sal dez vezes maior que o dos oceanos. São cerca de 300 gramas de sal para cada litro de água e o normal dos oceanos é 35 gramas. O excesso de salinidade impede a presença de qualquer tipo de vida, e os peixes, provenientes dos rios, que conseguem chegar até ele, morrem na hora.

Banhista não afunda no Mar Morto! Sabias que dá para ler um livro tranquilamente deitado em suas águas? É que a grande quantidade de sal faz com que a densidade do corpo da pessoa seja menor que a da água, dessa forma os banhistas boiam facilmente. Como não sei nadar, estou com endereço certo para meu próximo veraneio... vou boiar adoidada no Mar Morto! Só espero não ficar salgada demais e virar charque!

Agora me surgiu uma dúvida: Será que quando Jesus andou sobre as águas, foi no Mar Morto? Vou pesquisar e já volto... Ah, isso é só uma dúvida bíblica; não estou colocando em questão se é ou não um fato verdadeiro. Cada um com sua crença, por favor. Achei: não foi o Mar Morto! Segundo os historiadores, Jesus andou sobre as águas do Mar da Galileia ou Lago de Genesaré (porque é um lago de água doce). E vejam a piada que encontrei durante a pesquisa: estava muito frio, o lago congelado e Jesus andou sobre o gelo... Pedro afundou porque o gelo quebrou!

Giustina
Enviado por Giustina em 15/05/2011
Reeditado em 02/04/2014
Código do texto: T2972577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.