Merecimento Não tem nada de verdade na frase que diz: “Todos temos o que merecemos.” Não, no que se refere ao professor, pois se este recebesse o que de fato merece seu salário não seria o que é. É contraditório a valorização que o governo faz ao professor na mídia e a desvalorização Salarial da categoria aprovada pelo próprio governo, é certo que temos um piso salarial, isso foi um avanço no sentido de ser destinado aos docentes, mais em valor monetário só garante o professor receber dois salários mínimos por uma jornada de oito horas diária, mais algumas vantagens que exige mais estudos e aperfeiçoamento do professor, agora faça um paralelo entre esse salário e outras categorias que também estudam bastante para prestar serviço a população, se fez essa reflexão percebeu que na pirâmide que existe de remuneração dos profissionais que precisam se dedicar a estudar muito em nosso país, é o professor que menos recebe no final do mês. Questiono agora se educar tem menos importância do que medicar em hospitais? Julgar e defender ? Castigar e “reeducar”nos presídios e cadeias? Etc... Compreendam que não estou desvalorizando as demais profissões pois todos temos a mesma importância na sociedade e para o indivíduo. Nem tão pouco, estou colocando aqui, dúvidas com relação ao merecimento desses profissionais quanto ao salário digno que recebem no final do mês. O que estou fazendo é uma observação, na qual tenho certeza que o professor também merece essa valorização, ser percebido como todos os outros, se não fosse assim, ele não seria o responsável pela formação do presidente, do médico, do advogado, do juiz ... enfim de todos os demais profissionais do País. É importante deixar claro que educador, professor, não é apenas aquele que está na sala de aula pois a educação é feita por uma equipe na escola onde o pedagogo é educador junto a esse professor da sala , que as vezes, dependendo da postura do pedagogo enquanto educador, ele vai fazer a educação de todos os alunos dentro daquele contexto e não apenas dos alunos da sua turma. Sem deixar claro aqui que dentro de uma escola todos contribuem na ação de educar, começando pelo porteiro que é o primeiro a dar bom dia, boa tarde ou boa noite aos nossos discentes. Sendo assim reflitam o professor merece o quê? Ele está recebendo o que merece?
Carmem Lacerda
Enviado por Carmem Lacerda em 17/05/2011
Código do texto: T2976803