Nove Perguntas
 
Minha crônica de hoje foi inspirada em um PPS enviado por meu amigo Wilson, do RL. E antes que eu continue, uma pergunta, que não faz parte das nove e que não precisa ser sábio para responder: qual o significado dessas letras – PPS?

Tales, de Mileto, é um filósofo, considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga. Os outros são: Periandro, de Corinto; Pitaco, de Mitilene; Bias, de Priene; Cleóbulo, de Lindos; Sólon, de Atenas e Quílon, de Esparta.

Minha formação universitária é Filosofia e posso garantir que já estudei sobre ele(s). Mas posso garantir que também já me esqueci de tudo o que aprendi. Mas me lembrei agora de um fato curioso, uma lenda certamente, pois eles não viveram exatamente ao mesmo tempo e no mesmo espaço: Alguns pescadores encontrando certa vez um trípode de ouro (vaso que era dado como prêmio a quem os merecesse, por sua competência) foram instruídos a entregarem ao mais sábio entre os homens: Tales. Esse recusou a oferta e indicou o próximo da lista dos sábios para receber tão grande honraria. Mas não só o próximo, como todos eles se recusaram a aceitar o vaso, até que o último a receber disse que o mais sábio entre todos era o Deus Apolo e então foi a ele que o vaso foi entregue. Ou pelo menos em seu templo. Com isso certamente a lenda quis nos ensinar uma lição de humildade, pois quem verdadeiramente é sábio não precisa ser aclamado como tal, apenas vive com sabedoria.

Um dia quiseram pegar Tales de jeito e lhes fizeram nove perguntas as quais ele respondeu sem titubear, com clareza e segurança. São respostas tão óbvias que depois de lê-las ficaremos até um pouquinho envergonhados por não termos pensado nelas de cara. Eu, pelo menos, não pensei.
 
1-   Qual a coisa mais antiga que existe?
2-   Qual a coisa mais bela?
3-   Qual a maior entre todas as coisas?
4-   Qual a mais constante?
5-   Qual a melhor entre todas as coisas?
6-   Qual a mais rápida?
7-   E a mais forte?
8-   E a mais fácil de fazer?
9-   E a mais difícil?

É grande a tentação que sinto de deixar as respostas para a próxima crônica e só não faço isso porque me lembro de quão irritada eu ficava quando ao fazer qualquer atividade vinha logo o aviso: solução no próximo número.

Para aumentar um pouquinho a curiosidade e ainda permitir que vocês aos poucos formulem suas próprias respostas vou ainda contar que esses sábios viveram no período entre 625 a 500 a.C, uma época bem diferente da nossa. Em minha opinião eles pensaram o impensado, foram os originais enquanto nós não passamos de cópias borradas e mal tiradas.
Eis as respostas óbvias.

1-     Deus
2-     O Universo
3-     O Espaço
4-     A esperança
5-     A virtude
6-     O pensamento
7-     A necessidade
8-     Dar conselhos
9-
-   Conhecer a si mesmo
.
Como é algo bem fácil de fazer, aconselho aos curiosos, aos que concordarem ou discordarem, a partir em busca de explicações para a lógica de cada uma das respostas.