MENDIGOS

MENDIGOS

Mendigos, quem são eles?Oriundos de onde? Perguntas ganham cena quando me deparo com mendigos... O mundo esta cheio deles!

Não deve ser fácil à vida de um mendigo, eles bem sabem a expressão faça chuva faça sol. A verdade é que enfrentam, driblam as oscilações climáticas sempre com vontade de viver, viver mais um dia, um minuto quem sabe. Eles (mendigos) vivem por estas ruas dividindo espaços com pessoas com a mesma rotina que a deles, com a rotina bem diferente da deles e com animais que também lutam para sobreviver nas vielas da vida.

Nos dias de chuva as pontes fazem cobertura, os papelões acobertam. Nos dias de Sol, com altas temperaturas se banham em algumas fontes ou então fazem uso da água dos banheiros públicos... Vivem na mais escancarada poluição sonora, visual...

Sinto frio mesmo que bem agasalhado eu esteja, quando me deparo com um mendigo deitado em uma calçada, dividindo espaço com os pedestres e sem proteção alguma. Sinto vergonha em ver o desperdício de tanta gente, em admitir que existam contrastes ferrenhos dentro de uma sociedade. Contudo, sinto orgulho quando vejo a solidariedade ganhar cena.

O julgamento a eles (mendigos) muitas das vezes sai da boca, em outras vezes brota dos olhos de quem os mira, pessoas do mal que os guilhotinam com os olhos, outrora esta ira gera atos de desrespeito com o próximo, TEM QUE TER FIM!

E tudo isso suscita em mais perguntas: Porque ir para a rua, se muitos têm famílias? Se muitos têm profissão?Perguntas até então sem respostas.

Certo é que eles não possuem bens materiais, todavia possuem uma esperança tamanha e uma força de viver abissal, que não “necessitam” de mais nada para ser "feliz", apenas que as mães ruas os aceitem como filhos por muitos e muitos anos e que o brilho no olhar (acanhado) que ainda carregam nunca se deixe ofuscar belo egoísmo que move muitas pessoas. Que Deus sempre lhes permita dividir o pouco que provem de forma digna.

Deivith Marins Camargo

E-mail/MSN: deivith.camargo@gmail.com

Sugestão para próximas visitas:

Crônica de um DROGADO

Vida de um GAROTO DE PROGRAMA

Deivith Camargo
Enviado por Deivith Camargo em 22/05/2011
Reeditado em 29/07/2011
Código do texto: T2986181