A voz do Povo nem sempre é a voz de Deus




Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar e acho que foi me fiando nisso que, naquela tarde, após ter ido a Oficina Mecânica da Concessionária de Veículos buscar meu carro, eu me dirigi toda prosa para a casa de meu irmão, em nossa pequena fazenda.

Dois meses atrás eu tinha feito o mesmo percurso, no mesmo carro. Um caminho tão conhecido que eu estava certa que passaria por ele de olhos fechados sem nenhum problema. Eu ia sempre ali e houve um tempo em que fazia esse percurso até mais de uma vez por dia – todas as manhãs, chovendo ou fazendo sol, de domingo a domingo,  eu ia até lá pegar os latões de leite que entregava no Laticínio Serra Bela e levava para a área de produção da nossa Fábrica de Pães. No entanto, naquele dia, sem mais nem menos, sem nenhum aviso, eu simplesmente caí no mata burros,que ficava logo na entrada da propriedade. Foi um Deus nos acuda. Um susto grande e meu irmão tentando de todas as formas me ajudar. O estrago foi grande e o carro só foi retirado com a ajuda de um guincho e eu acompanhei o incidente passo a passo. Saí de lá junto com o carro e até o acompanhei a Oficina Mecânica.

Foram dois meses sem meu carro particular e o dia em que disseram que estava pronto corri para buscar. É voz geral que, quando ocorre um acidente de carro, ou coisa semelhante, o melhor para evitar traumas e bloqueios é pegar no carro imediatamente. Foi o que fiz. E repeti o percurso. E repeti o acidente. Cai no mata burros outra vez.

Dessa vez, porém foi diferente. Eu simplesmente saí do carro, virei as costas e fui embora para a cidade, a pé, até entrar no perímetro urbano e pegar um ônibus. Nem voltei lá para pegar o carro. Aliás, nem mais peguei o carro. Quem tomou todas as medidas necessárias e possíveis, foi ele, o meu irmão. Mas o mais importante foi o que ele fez a seguir – quando lá voltei, de carro novo e temerosa, encontrei o mata burros transformado em uma pontezinha de cimento. Era melhor prevenir do que remediar mais uma vez. Afinal eu tinha quebrado a regra popular: a voz do povo é a   a voz de Deus – fora atingida duas vezes por um raio. No mesmo lugar.