O DIPLOMA E O SISTEMA

Em terra de cegos quem tem um olho é rei. Então se você não enxerga nem um palmo à frente de seu nariz, pode ser um fortíssimo candidato a súdito. Assim é que vivemos nesse mundo arrevesado. O desenvolvimento de habilidades tem sido muito mais importante para a formação de dominadores e dominados do que o processo de aprendizado formal na prática. Que fique bem claro: na prática. Bem que diziam antigamente: “na prática a teoria é outra.” Agora entendo mais completamente essa máxima.

Veja a história da humanidade. Da academia e do liceu gregos até a escola capitalista muita coisa se perdeu. Caímos todos no conto de que a escolarização é o valor mais importante para se desenvolver material e socialmente. E quem é louco de dizer o contrário? Ela (a escola formal) abre as portas para muita coisa, sem sombra de dúvida, mas não é o essencial e já está mais do que provado por todas as famas construídas ou inventadas pelo dinheiro que estas não estão necessariamente ligadas - ouso dizer - na maioria dos casos, aos anos que se passou na escola. Imagine trabalhar para um milionário que teve pouquíssimos anos de escolarização! Temos milhares deles por ai. Ele pode contratar todos os doutores que quiser para servir-lhe (e estes ainda podem se sentir orgulhosos por isso); vai ser respeitadíssimo na sociedade a despeito de toda a ignorância escolar que possuir.

Se as habilidades se juntarem ao conhecimento, então a pessoa pode se tornar invencível em argumentos e práticas que lhe levem ao topo de onde ela desejar. Seja num sucesso construído com trabalho honesto, seja no surrupio puro e simples com vemos muito por esse mundão afora. E tem ainda uma terceira onda que é aquela que mescla a aparência de honestidade com a sutileza da enganação. E é nesta última que embarcam os pobres mortais que vivem sem tempo de pensar muito e trabalham demais para sustentar alguns adoráveis malandros alçados ao posto de “vencedores”.

Bater de frente contra isso? Não. Acho que seria uma afronta tão absurda quanto dizer que a fé em Deus é uma bobagem. O sistema de distribuição das oportunidades é que talvez se dê por caminhos diferentes daquele que temos que trilhar a partir do instante que temos contato com o aprendizado da leitura e da escrita.

Quem pensou, sistematizou, transformou tudo isso em quase lei universal? Ninguém sabe, ninguém viu. É uma outra habilidade desenvolvida - com ou sem ajuda da escola.

_________________________________________

PS: não confundo escolarização com formação. Não confundo habilitação legal (diploma) com habilidades desenvolvidas ou inatas.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 26/05/2011
Código do texto: T2994188
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.