Dando pitacos
 
 
Tenho uma amiga que, de cada dez palavras que fala, uma é pitaco e para quem não sabe o significado explico: palpite, opinião, sugestão. Não há muita concordância sobre a qualidade do pitaco, se tem embasamento ou não, mas o caso é que pitaco é quase assim como ficar se intrometendo no que o outro está fazendo.

Mas Pitaco é também o nome de um dos sete sábios da Grécia Antiga, esse sim, dando eu aqui o meu pitaco, de verdadeira sabedoria apesar de provavelmente, ser o mais feio deles já que se tornou famoso também por sua feiura, ou como disse um site politicamente correto, pela sua falta de beleza.

Pitaco de Mitilene (não de metileno, por favor; um é uma coisa, o outro é outra), quando o exército de Atenas estava a ponto de atacar sua cidade deu um pitaco genial para o General inimigo: que tal se a gente travasse uma única batalha e o vencedor dessa batalha ganhasse a guerra? Como o outro aceitou, lutaram e Pitaco venceu tornando-se por dez anos o dono do Poder em Mitileno. Renunciou voluntariamente, mas a história não conta se foi por causa de algum pitaco que lhe deram ou não. Na época em que era o Soberano de Mitilene suas leis eram divulgadas em forma de poesia e uma delas dizia que se uma pessoa cometesse um crime estando ébrio a punição deveria ser maior do que se estivesse sóbrio. A sua regra de ouro era: não faça ao seu vizinho o que não gostaria que ele fizesse consigo, mas para mim isso vai depender do vizinho que eu tiver.   
 
Algumas conversas ainda dão conta que, quando seu filho morreu assassinado ele simplesmente mandou embora o seu assassino porque achava que o perdão era melhor do que o oarrependimento.Outra versão dá conta que ele aprisionou o assassino, mas acabou mandando-o embora porque o perdão era melhor que a punição. Dando um pitaco aqui na decisão pitaquiana acho que foi bola fora porque sem punição ninguém se conserta e além do mais perdão nada tem a ver com punição: pode-se perdoar e punir ao mesmo tempo.

A
ele também se atribui a frase: se queres conhecer um homem invista-o de um grande poder, o que aliás serve para as mulheres também. E esta aqui: O homem prudente sabe prevenir o mal, o valoroso suporta-o sem queixar-se.

Vamos ver agora alguns pitacos que ele andou dando,lhe pedissem ou não:

 Aguarde sempre a melhor oportunidade.(Mas como saber qual é a melhor oportunidade a não ser depois de prdê-la?)
 Não revele seus projetos para caso falhares não ser motivo de troça.
 Cultive a  amizade.
 Não julgues um infeliz, porque os deuses vingam-se.(Sem essa de deuses vingativos, será apenas uma lei natural, a de causa e efeito. E ela age sendo o julgado infeliz ou não.)
Devolve  o que pediste emprestado.
Aceita as pequenas contrariedades causadas por estranhos. ( Só por estranhos? )
Ame o próximo, mesmo que sejas inferior a ele
Não fales mal de um amigo, nem bem de um inimigo; se o fizeres serás insensato.
Sábio é quem sabe discernir o futuro; o passado é passado, mas o porvir é incerto.
A terra é sólida, o mar, não. (Nem o ar)
A ambição é insaciável.

Sê honesto.

 
Para Pitaco a educação era indispensável e as grandes virtudes eram: a temperança, a prudência, a verdade, a fidelidade, a experiência,a gentileza, as prendas domésticas, a exatidão e a piedade. (Estou perdida com essas prendas domésticas - além de cozinhar, não sei fazer mais nada)
.

Como puderam observar, não dá para pesquisar sobre este sábio sem cair na tentação de honrar o seu nome, dando muitos
pitacos.